Escolas começam a aplicar o Saeb, avaliação da educação básica, nesta segunda (8)


Testes cognitivos serão feitos por cerca de 6 milhões de alunos matriculados no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º do ensino médio. Colégios têm até 10 de dezembro para avaliar estudantes. Crianças de Boa Vista fazem prova em escola
PMBV.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começa a ser aplicado nesta segunda-feira (8) em escolas públicas e privadas, em datas e horários agendados previamente pelas instituições de ensino.
Os resultados de cada turma contribuem para: produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb), monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 6 milhões de alunos devem fazer o Saeb 2021:
todos os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas que tenham pelo menos 10 matriculados na etapa de ensino, responderão a questões de língua portuguesa e matemática;
amostras de crianças do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas farão testes de português e matemática,
amostras de alunos do 9º ano do ensino fundamental de colégios públicos responderão também sobre ciências da natureza e ciências humanas;
amostras de estudantes de escolas privadas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio participarão dos testes de português e matemática (no caso dos de 9º ano, alguns responderão também sobre ciências humanas e ciências da natureza).
Datas previamente agendadas
A aplicação dos testes do Saeb deve acontecer até 10 de dezembro de 2021, em datas previamente agendadas pelas escolas no sistema do Inep.
Um aplicador do Saeb chegará ao colégio com 30 minutos de antecedência, obrigatoriamente usando máscara.
Nos dias de prova, as aulas serão suspensas para as turmas que forem participar da avaliação. Cada classe será dividida em dois grupos, de modo que seja respeitado o distanciamento social como prevenção à Covid-19.
Tempo de aplicação
Os alunos deverão responder às questões em até:
2 horas e 30 minutos – provas de língua portuguesa e matemática (20 minutos extras a alunos com baixa visão e 50 minutos extras para outras deficiências)
1 hora e 10 minutos – provas de ciências da natureza e ciências humanas (15 minutos extras a alunos com baixa visão e 20 minutos extras para outras deficiências).
Resultados por escola
Segundo o edital do Saeb, os resultados preliminares poderão ser acessados pelos diretores das escolas, por meio do sistema on-line do Inep, até 190 dias após a aplicação dos testes.
Vídeos de Educação