Enem 2021: professor explica por que interpretação de texto é tão importante em matemática quanto na redação

Para Vinícius Beltrão, da SAS Plataforma de Educação, linguagem abrange todas as áreas da prova e está presente tanto em um texto histórico quanto em um infográfico. Professor explica a importância de saber analisar diferentes tipos de texto no Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 acontece nos dias 21 e 28 de novembro. Já no primeiro dia, será a vez dos candidatos responderem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e a prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Com a proximidade do exame, não dá para relaxar nos estudos. Para ajudar, o g1 já reuniu os conteúdos que mais caem em cada área do conhecimento e, mais recentemente, bateu um papo com o professor Vinícius Beltrão, da SAS Plataforma de Educação, que explica que a abrangência de linguagem na prova vai além dos idiomas e da redação.
“Para mim, linguagem é a parte mais legal da prova, a mais importante, é aquela que abraça todas as demais áreas. Em linguagens, temos ciências da natureza, matemática, ciências humanas, enfim. Linguagem é amor, cabe todo mundo nessa prova”, diz o professor.
ESTUDE TAMBÉM:
Biologia
Química
Física
História
Matemática
Segundo ele, leitura atenta e interpretação de texto fazem parte da linguagem e são elementos cobrados em todas as áreas de conhecimento do exame, principalmente considerando que o Enem tende a apresentar texto verbal e não verbal, cobrar interpretação de imagem, de infográficos e muito mais.
“Sendo um texto, tendo uma mensagem, comunicando alguma coisa, é preciso entender o que ele está comunicando, para quem está comunicando e qual é o objetivo deste texto. Existe uma crítica, um apontamento, uma sátira? Se tem comunicação, é preciso estar atento à mensagem que está sendo passada”, explica (assista no vídeo acima).
“É importante que os alunos aprendam a ler as mensagens de tudo que se comunica com eles, seja um vídeo, uma imagem, meme, GIF, enfim, seja um texto propriamente dito ou uma imagem, ela está te comunicando alguma coisa”, diz Beltrão.
Gêneros textuais
Professor diferencia gêneros textuais que podem cair no Enem
Outro ponto apresentado pelo professor é a importância de saber diferenciar os gêneros textuais. “Tenham muito bem estabelecidos a diferença entre um texto narrativo, um texto argumentativo, uma descrição, uma exposição e uma injunção, porque vão se deparar com muitos textos, de diferentes naturezas e gêneros”, aconselha.
Para ter uma compreensão básica do assunto, Beltrão diz que é preciso saber que um tipo textual pode apresentar vários gêneros. “Dentro do tipo narrativo, posso ter, por exemplo, um romance, uma história em quadrinhos, uma piada. Então, é necessário entender muito bem quais são as características, o que aproxima e o que diferencia esses diversos gêneros”, completa ele.