Empresária dá dicas para o pequeno empresário sobre como desencalhar o estoque

Segundo a empresária, é preciso pensar fora da caixa e criar alternativas para não deixar o estoque parado. Empresária dá dicas para o pequeno empresário sobre como desencalhar o estoque
Produto parado na loja é uma preocupação que não sai da cabeça do dono de um negócio. O PEGN visitou uma rede de moda infantil e mostra que o grande varejo pode ensinar para o pequeno empresário como desencalhar o estoque.
A Daniela Venâncio é diretora comercial de uma rede de lojas de moda infantil, com 122 unidades no país. Na empresa, estoque não fica parado. “É hora de pensar fora da caixa e pensar nessas alternativas”.
“A principal dica que a gente tem é: sinalizar esses produtos dentro da loja porque mesmo que o cliente esteja caminhando na loja, comprando produto de inverno, ele vai ver ‘cantinho da oportunidade’, e todo mundo gosta de comprar algo um pouquinho mais barato, ter algum tipo de vantagem”.
A vantagem tem que estar bem à mostra: uma etiqueta chamativa com o preço da promoção. “Se não tivesse tag, o cliente não teria como identificar a oportunidade de compra”, explica Dani.
“Você tem que mostrar que aquilo é passageiro, que tem um tempo definido para acabar. Nós somos movidos pelo senso de urgência, se eu sei que vai acabar amanhã, que aquilo está acabando, eu corro. O varejo funciona assim”, explica o consultor de negócios, Sebastião Oliveira.
Para fazer a economia circular, o empresário também pode fazer ações externas com os produtos de coleções passadas. Para ajudar no controle e desovar estoque, o empresário pode instalar um bom software de gestão. Isso não é custo, é investimento. E se ainda tiver estoque sobrando, tem a última alternativa: um grande bazar, com descontos na loja inteira. Nesse caso, os descontos podem ser de até 50%.
“Estoque parado, é dinheiro parado, e dinheiro parado é prejuízo”, avisa Sebastião.
Além de atrair o consumidor, o dono da loja precisa conquistar seus vendedores, como por exemplo, criar uma gincana de incentivo: quem vender uma peça ganha um real ou se toda equipe atingir a meta, a empresa paga um jantar para todo mundo. É alegria para a empresa e para os funcionários.
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