Emplacamentos de veículos têm queda de 76% em abril, diz Fenabrave


Fechamento de postos do Detrans e concessionárias sem atividades impactam setor automotivo durante a pandemia de coronavírus. Queda é na comparação ao mesmo mês de 2019. Imagem de arquivo de concessionária
Fábio Tito/G1
Os emplacamentos de veículos tiveram queda de 76% em abril de 2020, informou a associação das concessionárias, a Fenabrave, nesta segunda-feira (4). Durante o mês, o total de 55.732 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões foram registrados, contra 231.922 unidades em abril de 2019.
Com postos dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) fechados e muitas concessionárias também fora de funcionamento, os emplacamentos não estão mostrando o cenário real de vendas atualmente.
CNH venceu? Veja o que fazer durante a pandemia do coronavírus
Como os emplacamentos refletem apenas os veículos registrados no Detrans, as montadoras dizem o cenário dos emplacamentos não refletem diretamente como estão as vendas.
“Muitos estados emplacam ainda os carros de março. O que temos visto é que as vendas estão sendo concretizadas, mas o fim do processo fica suspenso”, disse Jan Telecki, diretor adjunto de Marketing da Hyundai