Em SC, 2,9 mil devem fazer Enem digital neste domingo

Provas ocorrem em 7 cidades. Candidatos também precisam levar caneta preta de tubo transparente, já que redação é manuscrita. Enem Digital será aplicado neste domingo (31)
Em Santa Catarina, 2.970 candidatos estão aptos para participar da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (31). A prova será aplicada em sete cidades catarinenses: Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São José.
Como a redação é manuscrita, os candidatos precisam levar uma caneta de tinta preta com tubo transparente (veja mais abaixo o que levar para o exame). Os portões dos locais de prova abrem às 11h30.
Primeira edição
Será a primeira edição digital do Enem. Apesar de o candidato resolver a prova no computador, precisa ir ao local de prova, não é possível fazer o exame de casa. O equipamento usado na prova foi preparado para a ocasião pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No computador, basicamente o candidato vai clicar na alternativa que julgar certa e depois vai salvar a resposta. Não será necessário pintar o gabarito.
Mesmo sem a prova em papel, os participantes vão receber um rascunho pra ajudar a pensar nas respostas. Este domingo marca a primeira etapa da prova. Serão 45 questões de linguagens e ciências humanas e suas tecnologias.
No dia 7 de fevereiro, ocorre a segunda etapa do Enem digital.
A candidata de 21 anos Beatriz de Andrade Leal é uma das que vai fazer a prova neste domingo em Florianópolis. “Como nunca fiz uma prova dessa forma, não sei exatamente o que esperar. Contudo, imagino que não terei dificuldades em lidar com a nova modalidade, já que passei grande parte da pandemia estudando através do computador”, relatou.
Ela tenta o curso de animação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Minha expectativa é de que o sistema escolhido pelo MEC [Ministério da Educação] seja tanto fácil de navegar quanto ágil, tendo em vista que esta é uma prova extensa”, disse sobre a versão digital do Enem.
O que é preciso levar?
caneta de tinta preta com tubo transparente para a redação;
documento de identificação;
máscara para evitar contágio da Covid-19. A proteção só poder tirada para se alimentar ou beber água.
Se o candidato estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, não deve fazer a prova. Para estas pessoas, vai haver reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação pode ser feita já na segunda-feira (1º). O prazo vai até sexta (5).
VÍDEOS: Destaques do G1 SC no Bom Dia Santa Catarina
Veja mais notícias do estado no G1 SC