É #FAKE que áudio mostre últimas palavras de piloto de avião da cantora Marília Mendonça


Áudio viral, na verdade, mostra conversa entre piloto e copiloto do voo da Gol que caiu 15 anos atrás. Mensagens falsas que o associam a acidente com a sertaneja têm viralizado nas redes. Circula nas redes sociais um áudio que mostra as últimas palavras do piloto de um avião em queda. Mensagens nas redes sociais dizem que se trata da caixa-preta do voo que vitimou a cantora sertaneja Marília Mendonça nesta sexta (5). É #FAKE.

G1
O áudio mostra, na verdade, uma conversa entre o piloto e o copiloto do Boeing da Gol que se chocou com um jato Legacy em 2006. O avião caiu a 30 km de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, na terra indígena Capoto-Jarinã, e ninguém a bordo sobreviveu. Foram 154 vítimas.
A tragédia do voo 1907 completou 15 anos em setembro. As falas que têm circulado são do comandante Décio Chaves e do copiloto Thiago Jordão.
No TikTok, alguns usuários fizeram questão de esclarecer ao ver o boato circulando: “Galera, não tem nada a ver com a tragédia que aconteceu com a Marília Mendonça”.
A aeronave em que estava a cantora e mais quatro pessoas caiu perto de uma área de cachoeira no interior de MG.
Ainda não se sabe a causa do acidente; a Aeronáutica vai investigar. Especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram enviados ao local. A apuração não tem prazo para ser concluída.
Não faz sentido, portanto, que qualquer áudio já tivesse sido revelado/vazado, já que as partes do avião nem sequer foram retiradas para perícia.
É #FAKE que áudio mostre últimas palavras de piloto de avião da cantora Marília Mendonça
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text