Dia das Mães: Veja dicas para aproveitar o domingo com a família sem sair de casa


Live de Roberto Carlos, missa para as mães e filmes sobre maternidade são opções para curtir a data na quarentena. Está longe da família? Aprenda a fazer ligação em vídeo pela internet. Neste ano, o Dia das Mães será diferente. Na quarentena causada pela pandemia do coronavírus, a recomendação das autoridades de saúde é aproveitar o data sem sair de casa.
Mas isso não significa deixar de viver bons momentos com a família neste domingo (10) – mesmo para quem está isolado longe da mãe ou dos filhos.
Veja, abaixo, dicas para aproveitar o Dia das Mães em casa, perto ou longe da família
Ligações por vídeo
Para quem está distante, o jeito é ver a mãe (ou os filhos) pela tela do celular. Vários aplicativos oferecem o serviço de videochamada, sem cobrar nada.
É possível falar com várias pessoas ao mesmo tempo. Com a ajuda das ligações em vídeo, também dá para aproveitar junto com a família as outras dicas abaixo. Não sabe como fazer? Aqui tem o passo a passo.
Roberto Carlos fará live de Dia das Mães neste domongo
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Música
Roberto Carlos fará uma live em homenagem ao Dia das Mães. A TV Globo irá exibir os primeiros 45 minutos do show, ao vivo, a partir das 15h, logo após a ‘Temperatura máxima’. Multishow e Globoplay, aberto para não assinantes no Brasil e nos EUA, transmitirão a apresentação na íntegra.
Anitta fará uma live, a partir das 16h30, para arrecadar doações para o projeto Mães da Favela, da Central Única das Favelas (Cufa). Link para assistir.
Ivete Sangalo fará uma nova transmissão ao vivo, após sua apresentação no projeto “Em casa”, da Globo. Dessa vez, ela vai homenagear o Dia das Mães, com participações dos cantores Jão e Vitão. Será a partir das 18h. Link para assistir.
Zeca Pagodinho também vai homenagear as mães em sua primeira live da quarentena, marcada para a hora do almoço em família: 13h. Link para assistir.
Zezé di Camargo e Luciano vão cantar os maiores sucessos em homenagem às mães, a partir das 19h. Link para assistir.
Seguranças diante da porta do Museu do Louvre, em Paris, que ficará fechado por tempo indeterminado
AFP/Thomas Samson
Museus
Sua mãe é do tipo que curte museus? Então aproveite o dia para matar a saudade desse tipo de passeio ao lado dela. Alguns dos museus mais famosos do mundo oferecem visitas virtuais em seus sites. Veja algumas opções abaixo.
Museus do Vaticano
Museu do Louvre, em Paris
Museu do Prado, em Madri
Museu Metropolitano de Nova York
Pinacoteca de São Paulo
Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)
Regina Casé e Camila Márdila em ‘Que horas ela volta?’, de Anna Muylaert
Reprodução
Cinema
Prepare a pipoca e escolha um bom filme sobre maternidade para se divertir ao lado da homenageada do dia. Abaixo, algumas opções – todas disponíveis no Globoplay:
“Que horas ela volta?”: História de Val (Regina Casé), que reencontra a filha 13 anos depois de deixá-la no interior para trabalhar como babá em São Paulo.
“Tal mãe, tal filha”: Com Camille Cottin e Juliette Binoche, mostra mãe e filha com vidas opostas e uma relação complicada, que ficam grávidas ao mesmo tempo.
“Fala sério, mãe!”: Ângela Cristina (Ingrid Guimarães) é mãe da adolescente Malu (Larissa Manoela) e encara o desafio de guiar a filha em uma das fases mais complicadas da vida.
“Milagres do paraíso”: Baseado em fatos reais, conta a história de Christy (Jennifer Garner), que fica devastada ao descobrir que a filha de 11 anos tem uma doença incurável.
“Minha mãe é uma peça”: Franquia de sucesso de Paulo Gustavo narra as aventuras da dedicada Dona Hermínia
Dom Walmor, presidente da CNBB, vai celebrar missa em homenagem às mães em Belo Horizonte
Thiago Leon/Santuário Nacional
Religião
A partir das 8h, a Arquidiocese de Belo Horizonte vai transmitir uma missa especial de Dia das Mães, celebrada pelo arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Por causa da pandemia, a celebração também vai homenagear filhos que perderam as mães e mães que perderam filhos por causa da doença. Link para assistir.
Seleção feminina comemora título no Pan em 2007
Divulgação/CBF
Esporte
Para as mães ligadas em esporte, a TV Globo vai reprisar, a partir das 16h, a partida que valeu a medalha de ouro para o futebol feminino do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, contra os Estados Unidos. O jogo terá narração original de Galvão Bueno.
Almoço em família
Já que não dá para ir a restaurantes, surpreenda sua mãe com um bom almoço em casa. Sem ideias do que cozinhar? As páginas abaixo reúnem dicas e receitas:
Panelinha: Site de Rita Lobo tem várias receitas e uma seção especial para quarentena
Ana Maria Braga: Com o “Mais Você” fora do ar, a apresentadora tem compartilhado receitas em seu perfil
Bela Gil: Apresentadora publica vídeos com receitas que tem feito em casa com os filhos.
Paolla Carosella: Chef tem vários vídeos com receitas no Instagram
Cozinhando para 2 ou 1: Jornalista Luciana Carpinelli já mostrava receitas para intolerantes à lactose, mas agora tem falado também sobre alimentação na quarentena
Viver sem Trigo: Paula Maria Martins ensina receitas saudáveis sem trigo