‘Democracia em Vertigem’ no Oscar: documentário brasileiro tem chances de ganhar?


Semana Pop analisa concorrentes do filme de Petra Costa, em vídeo com comentários e trailers. ‘Indústria Americana’ é favorito, ‘For Sama’ tem chances e ‘Honeyland’ corre por fora. ‘Democracia em Vertigem’ no Oscar: documentário brasileiro tem chances de ganhar?
“Democracia em vertigem”, da diretora Petra Costa, é o Brasil no Oscar 2020. Mas no que depender das premiações que são termômetros do Oscar, não vai ser agora que o cinema brasileiro vai ganhar a estatueta dourada pela primeira vez.
G1 transmite o Oscar ao vivo
O Semana Pop deste sábado (8) mostra os enredos dos cinco indicados nesta categoria e os trunfos deles na disputa pelo Oscar.
Veja as chances de cada documentário:
‘Indústria americana’
Cena de ‘Indústria Americana’
Divulgação
O grande favorito ao Oscar de Melhor Documentário se chama “Indústria Americana” e mostra os problemas enfrentados por um bilionário chinês que resolveu abrir uma fábrica em Ohio, nos Estados Unidos.
O casal americano Steven Bognar e Julia Reichert, que já foi indicado ao Oscar, é da região dessa tal fábrica. Os dois ganharam o prêmio do Sindicato dos Diretores (Melhor Direção em Documentário).
Outro trunfo é o fato de “Indústria Americana” ser sobre um assunto de interesse dos americanos, maioria na academia: a relação EUA x China. O filme produzido pelo casal Obama (mais um fator que pode pesar a favor) explora os contrastes entre a cultura americana e a chinesa.
‘Democracia em vertigem’
Cena do documentário ‘Democracia em Vertigem’
Divulgação
“Democracia em vertigem” é considerado azarão. Na visão pessoal da diretora Petra Costa, o filme narra o processo de impeachment de Dilma e a crise política no Brasil. A mineira de 36 anos já havia chamado a atenção com filmes premiados: “Elena”, de 2012 e “Olmo e a gaivota”, de 2014.
“Democracia em vertigem” recebeu muitas críticas positivas fora do Brasil e entrou na lista de melhores do ano do jornal “The New York Times”.
Mas mesmo assim, ele é o que tem a menor nota entre os cinco concorrentes no Metacritic, um bom termômetro da crítica, por compilar textos dos principais sites, revistas e jornais de língua inglesa.
‘Honeyland’
Cena de ‘Honeyland’
Divulgação
“Honeyland” corre por fora. Pela primeira vez em 92 anos, esse é o primeiro documentário também indicado a Melhor Filme Internacional. E esse feito mostra a moral do filme na Academia.
O casal turco Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov dedicou três anos para mostrar a vida de uma produtora artesanal de mel em uma parte rural da Macedônia.
É uma premissa que pode parecer até um pouco chata. Mas o documentário vai além disso: é sobre sustentabilidade, meio ambiente, ganância, vocação, morte.
‘For Sama’
Cena de ‘For Sama’
Divulgação
O segundo filme mais bem cotado para levar o Oscar é “For Sama”. Ele mostra a luta de uma mãe para criar sua filha, a fofinha Sama (da foto acima), durante a Guerra na Síria.
“For Sama”, da diretora síria Waad Al-Kateab, levou prêmios importantes como um Bafta, o “Oscar britânico”, e uma estatueta no festival de Cannes.
Se a academia quiser um relato mais pessoal, mais emocionado, uma história em que a narradora se envolve mais, ela tem duas opções: “For Sama” ou “Democracia em vertigem”.
‘The Cave’
Cena de ‘The Cave’
Divulgação
“The Cave” é tão azarão quanto “Democracia em Vertigem”. Ele segue um grupo de médicas lutando para salvar vidas durante a guerra na Síria.
É impactante, tem imagens emocionantes, mas “For Sama” trata quase do mesmo tema e parece ter muito mais chance de levar o Oscar.
O que é o Semana Pop?
O Semana Pop vai ao ar toda semana, com o resumo do tema está bombando no mundo do entretenimento. Pode ser sobre música, cinema, games, internet ou só a treta da semana mesmo. Está disponível em vídeo e podcast.
Veja todas as edições
Ouça em podcast