Defesa Civil emite alerta sobre possibilidade de chuva intensa durante o feriado no Ceará


Alerta leva em consideração previsões da Funceme, Inmet e CPTEC.  Possibilidade é de chuva intensa em todas as regiões do estado durante feriado da Semana Santa no Ceará.
Gioras Xerez/G1 Ceará
A Defesa Civil do Ceará emitiu alerta sobre a possibilidade de intensas chuvas durante o feriado prolongado da Semana Santa no estado. O alerta levou em consideração as previsões do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC).
A Funceme prevê nebulosidade variável e chuva em todas as regiões cearenses ao longo dos dias durante o feriado, especialmente nas regiões da faixa central e norte do estado. O Inmet informou que há um risco potencial de acúmulo de chuva no período.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros emitiu o alerta por mensagem de texto (SMS), através da ferramenta “Defesa Civil Nacional informa”. Foi o primeiro alerta recebido pela população cearense nesta plataforma, que começou a funcionar no dia 26 de fevereiro do estado.
Orientações
A Defesa Civil emitiu uma série de orientações para a população evitar acidentes em caso de inundações ou alagamentos, como:
Não deixar crianças sozinhas;
Ter um lugar seguro previsto;
Deixar as casas situadas em áreas de risco;
Não atravessar águas correntes;
Desligar a chave geral de energia;
Não se aproximar de fios e postes de energia;
Evitar equipamentos elétricos.
O alerta de chuva intensa neste fim de semana foi o primeiro emitido no Ceará via SMS, serviço iniciado no estado em fevereiro.
Para se cadastrar no serviço de SMS é necessário enviar uma mensagem para o número 40199 com CEP de interesse. Se a mensagem não chegar ao usuário, ele pode se cadastrar pelo mesmo número de SMS, 40199.

Powered by WPeMatico