Defensoria Pública inicia vistoria em casas abrigo para pacientes em tratamento em São Luís

Vistorias estão sendo realizadas em resposta aos relatos de assistentes sociais que afirmam que os acompanhantes e pacientes enfrentam dificuldades para vir à capital fazer tratamento. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) iniciou uma série de vistorias técnicas em casas de abrigo em São Luís destinadas ao acolhimento de pacientes que estão Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
A primeira vistoria foi realizada no último dia 16, na Casa de Apoio do Hospital do Câncer do Maranhão, no bairro da Madre Deus, em São Luís. Os defensores públicos inspecionaram todas as instalações e condições de funcionamento da casa de apoio, que tem capacidade para atender 26 pacientes.
De acordo com o defensor público Jean Pereira, as visitas foram planejadas em reposta ao relato de assistentes sociais em hospitais de São Luís, que afirmam que os acompanhantes e pacientes que vem do interior do estado enfrentam para vir à capital fazer tratamento. Segundo o defensor, um dos principais problemas enfrentados foi a ausência do pagamento do benefício TFD (Tratamento Fora de Domicilio) aos pacientes e acompanhantes.
Durante as vistorias, os defensores emitem um alerta às pessoas do direito ao recebimento do auxílio, que é instrumento legal que garante o tratamento médico considerado de alta e média complexidade eletiva a pacientes portadores de doenças não tratáveis nos municípios de origem por falta de condições técnicas.

Powered by WPeMatico