David Prowse, intérprete de Darth Vader, morre aos 85 anos


Ator britânico deu vida ao personagem nos três filmes originais da saga “Star Wars”. Por conta do seu sotaque, ele acabou sendo dublado nos filmes. David Prowse, em cena de ‘Star Wars’ em 1977, e dando autógrafo a fãs em convenção de 2007
Divulgação e Mario Anzuoni/Arquivo Reuters
O ator britânico David Prowse, que fez o papel de Darth Vader nos três filmes originais da saga “Star Wars”, morreu neste domingo (29) aos 85 anos, segundo informou a BBC.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
“Que a força esteja com ele, sempre!” disse seu agente Thomas Bowington. “Embora famoso por interpretar muitos monstros – para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas”, acrescentou.
Em 2009, Prowse anunciou que estava com câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres. Ele disse, em entrevista coletiva à época, estar fazendo progressos no tratamento e se sentindo “fantástico”.
A carreira de Prowse como ator durou 50 anos, mas foi seu papel como Darth Vader que lhe trouxe fama internacional. Ele trabalhava como fisiculturista quando foi escolhido para o papel, em 1976. Mas, por causa de seu sotaque britânico forte, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones.
Com o sucesso de Star Wars, Prowse participou de convenções sobre a saga em todo o mundo durante quase 40 anos, mas houve rumores de que mais tarde se desentendeu com o diretor George Lucas e foi banido dos eventos oficiais em 2010.