Conta de luz terá cobrança extra em maio, informa Aneel


Bandeira tarifária em abril estava na cor verde, sem cobrança extra, mas passará para cor amarela em maio, com R$ 1 a mais na conta a cada 100 kWh consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz terá cobrança extra em maio.
De acordo com a agência, a bandeira tarifária passará da cor verde, na qual não há cobrança extra, para a cor amarela, que prevê R$ 1 a mais na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Bandeiras tarifárias
Arte/G1
Segundo a Aneel, “embora a previsão hidrológica para o mês indique tendências de vazões próximas à média histórica, o patamar de produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas”, o que eleva o custo de geração de energia.
Em abril, a bandeira foi verde. A bandeira tarifária estava verde desde dezembro.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, possibilitando aos consumidores reduzir o consumo quando a energia está mais cara. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.