Conheça os desafios do Hackathon Globo 2019


Equipes escolheram um entre sete desafios selecionados pela empresa e tem até amanhã para apresentar um projeto. Hackathon 2019: maratona de tecnologia da Globo acontece na casa do BBB
Luiz Vitulo/Globo
Começou neste sábado (20) o Hackathon 2019, quinta edição da maratona de tecnologia da Globo.
AO VIVO: acompanhe a cobertura do Hackathon 2019
Com recorde de inscrições, 52 participantes foram selecionados e passam o final de semana na casa do “Big Brother Brasil” concebendo um projeto que solucione um dos sete desafios propostos em áreas como Esporte, Gshow, marketing, operações comerciais, digital e Globo Internacional.
Os “hackathoners” vão virar a noite trabalhando nos projetos, que serão apresentados aos jurados neste domingo (21).
Tiago Leifert dá boas-vindas aos participantes do Hackathon 2019
Confira os desafios:
Operações comerciais: Como adequar conteúdo do anunciante ao conteúdo Globo em todas as plataformas
Marketing: Como mensurar o retorno do investimento (ROI) dos anunciantes de maneira assertiva, em diferentes meios como digital e TV
Digital: Como melhorar a experiência de cadastro na Globo Digital
Globo Internacional: Como adequar obras internacionais da Globo à audiência local
Gshow: Como gerar e interpretar dados estratégicos com os conteúdos de entretenimento da Globo
Esporte: Como utilizar, da melhor maneira possível, os dados gerados pelo Cartola FC
Esporte: Como aplicar novas tecnologias ao consumo de vídeo
A escolha dos desafios funcionou com um sorteio, que selecionou 13 pessoas que deveriam escolher um deles — depois disso os grupos foram formados, com dois desenvolvedores, um especialista em negócios e um designer. Cada um dos desafios só poderia ser escolhido duas vezes.
Como dois grupos têm um mesmo tema, o clima é de competição na casa do BBB. Principalmente porque a equipe que vencer o hackathon leva uma viagem para o Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Conheça os grupos e seus projetos
Grupo 1
A equipe escolheu o desafio 2. Diante da dificuldade de gerar métrica em conteúdos offline, na TV por exemplo, o grupo quer criar uma ferramenta de reconhecimento de imagem para permitir que usuários da Globo possam interagir com publicidade offline da empresa. Assim, a empresa poderia ter mais informações sobre usuários que interagem com anúncios.
Grupo 2
A equipe escolheu o desafio 3 e vai tentar solucionar os problemas no cadastro digital da Globo, criando um sistema para melhorar a experiência dos usuários nos serviços digitais da Globo, tratando-os de acordo com suas necessidades na hora do cadastro. Introduzir o cadastro em compartilhamento de conteúdos também é uma ideia cogitada pelo grupo.
Grupo 3
O grupo escolheu o desafio 4 e planeja focar em um país específico, onde será feita coleta e análise de dados para captar métricas de quem consome produtos da Globo fora do país. Assim, a aplicação permitirá à GloboPlay saber em quais conteúdos focar no exterior e como tratar esse produto para a audiência local.
Grupo 4
Focando no desafio 7, a equipe vai criar uma ferramenta de interatividade que permita usar dados de emoções para melhorar o engajamento com o consumo de vídeo no Esporte em diferentes horários.
Grupo 5
Para solucionar os problemas do desafio 4, a equipe quer usar tecnologia de análise de dados para filtrar os conteúdos elaborados pela Globo para ajudar na venda desse conteúdo a emissoras internacionais em outros países, com valores e cultura diferentes do Brasil.
Grupo 6
A equipe, que tem o desafio 7, planeja usar inteligência artificial e realidade aumentada para gerar mais interação e consumo de vídeo do Esporte durante jogos ao vivo, apresentando outros vídeos e conteúdos do Globo Esporte com essa interação.
Grupo 7
O grupo tem o desafio 5 e quer usar uma aplicação de análise e interpretação de dados para que o Gshow possa produzir em cima de conteúdos que tiveram sucesso, sabendo com maior precisão o interesse dos espectadores.
Grupo 8
Para resolver o desafio 6, a equipe quer desenvolver uma plataforma, para usuários do Cartola FC, que permita interações dentro do jogo com outras pessoas, além de contar com informações e notícias da Globo e do Globo Esporte com base nos jogadores escalados.
Grupo 9
Com o desafio 5 em mãos, o time quer criar uma ferramenta de inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário no portal do Gshow, coletando informações que serão usadas para fornecer conteúdo de entretenimento de acordo com o perfil do usuário.
Grupo 10
A equipe quer solucionar o desafio 1 usando um sistema de reconhecimento de vídeo para classificar os anúncios seguindo contextos pré-definidos e fazer um ‘match’ entre publicidade e conteúdo da Globo. Isso permitirá oferecer melhores lugares aos anunciantes para colocação das publicidades em produtos da emissora.
Grupo 11
A equipe quer resolver o desafio 3 com um chatbot para transformar o formulário de cadastro da Globo, deixando-o mais interativo e próximo do usuário. Com esses dados e informações, será possível indicar, de melhor maneira, o conteúdo da empresa.
Grupo 12
A equipe ficou com o desafio 1, que precisa fazer a adequação de anúncios. A ideia é criar uma ferramenta com inteligência artificial para automatizar um processo que hoje é manual e um vínculo entre anunciantes, a Globo e o público. Essa ferramenta conseguiria alocar a publicidade em conteúdos da empresa que sejam próximos do tema presente no anúncio
Grupo 13
A equipe, que escolheu o desafio 6, quer usar cruzamentos de dados do Globo Esporte e de outros produtos e parceiros da Globo para melhorar as informações disponíveis sobre os jogadores no Cartola FC e permitir que usuários do jogo estejam mais preparados para fazer escalação de times.