Confira quais assuntos sobre literatura devem cair na prova do Enem 2021


O professor Rômulo Arantes listou cinco assuntos que devem ser revisados pelo candidato nesta reta final para o Enem 2021. Em entrevista ao g1, o professor de literatura Rômulo Arantes listou os cinco assuntos da disciplina que devem cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Confira:
1. Teoria literária
É recorrente na prova do Enem questões envolvendo a estrutura do texto, principalmente sobre o poema, que é um texto muito rico, com elementos variados e atualizáveis. O candidato deve lembrar que um poema tem três elementos essenciais – verso, estrofe e ritmo -, e dois elementos acessórios – métrica e rima.
Se a questão contiver um texto pós-moderno, o candidato pode se deparar com um poema visual ou marginal. O poema visual é aquele que não tem verso ou estrofe, as palavras são articuladas de forma completamente livre e elas apresentam um elemento sonoro, semântico e visual. Já o poema marginal, texto predominantemente na Ditadura Militar, o autor expressa o que pensa e, assim, são diversos os temas: amor, medo, vida e morte, social e entre outros. Ele possui um traço distintivo, uma linguagem irônica e debochada.
Observações: o candidato deve se preparar para questões sobre o gênero lírico, levar em consideração a dimensão épica, histórica e heroica. Ele também deve ficar atento para o texto satírico, poético e apresenta uma dimensão de crítica. A narrativa é uma narração em prova.
Dica do professor: no Enem sempre há perguntas envolvendo as funções da linguagem. Lembre-se que é necessário saber qual foi a intencionalidade do ato de fala.
2. Barroco
Busto de São Boaventura, escultura em cedro do mestre Aleijadinho, vai retornar para Ouro Preto.
TJMG/Divulgação
O candidato deve dar atenção aos escritores Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira e às produções artísticas do Barro Mineira. Pesquise sobre as pinturas do Mestre Ataíde e, principalmente, as esculturas do Aleijadinho.
Conheça um pouco da história do mestre Aleijadinho
3. Romantismo
O romantismo possuiu três fases, que são frequentemente cobradas na prova do Enem. Na prosa, os autores românticos procuravam integrar o território nacional. No teatro, as peças eram críticas e dinâmicas. O candidato deve lembrar desses aspectos e não esquecer as principais referências desta corrente, que são: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
4. Realismo brasileiro
Estátua de Machado de Assis está na entrada da Academia Brasileira de Letras, no Rio
Reprodução/ TV Globo
O realismo é um movimento literário que iniciou no Brasil em 1881, após a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Além das características desta corrente, o candidato deve ‘saber de cór’ as principais obras de Machado.
Pesquisador diz ter encontrado possível última foto de Machado de Assis em vida
Campanha recria foto clássica de Machado de Assis e mostra escritor negro: ‘racismo escondeu quem ele era’
5. Modernismo
O modernismo é uma corrente literária que representou a ruptura com padrões e a inovação. Ela surgiu após o pré-modernismo. Lembre-se de associar este movimento com a pós-modernidade, algo bastante cobrado no Enem.
Confira as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube