Conar abre representação contra live de Gusttavo Lima por propaganda irregular de bebida


Conselho recebeu denúncias por ‘potencial estímulo ao consumo irresponsável’ sem restrição a menores; Ambev diz ao G1 que orienta artistas a seguir regras, mas lives podem ter tido erros e vai reforçar pedido. Gusttavo Lima bebe durante live
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O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta quarta-feira (15) representação ética contra ações publicitárias de bebida alcóolica nas lives de Gusttavo Lima.
A representação aponta a responsabilidade da Ambev e do cantor pelas transmissões “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”. Nestes vídeos transmitidos ao vivo, Gusttavo aparece bebendo cerveja com as marcas em destaque.
A Ambev disse ao G1 que orienta artistas das lives que patrocina a seguir as regras do Conar, mas algumas transmissões, por serem espontâneas, podem ter tido desvios, e que a empresa vai reforçar esse pedido e está comprometida com o consumo responsável (veja nota completa abaixo).
O G1 entrou em contato com a assessoria de Gusttavo Lima antes da publicação desta reportagem, mas não teve retorno.
“A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”, diz o Conar.
“A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto”, completa o texto divulgado pelo conselho.
Em seu site, o Conar diz que este tipo de ação publicitária deve ser feita com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem diminuir os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes.
O conselho diz que aguarda defesas da Ambev e de Gusttavo Lima ao seu Conselho de Ética, ou que eles adaptem o conteúdo publicitário às regras. Os vídeos foram transmitidos ao vivo, mas continuam no ar.
Veja comunicado enviado pela Ambev ao G1:
Nesse momento de quarentena, sabemos que as lives de cantores e artistas assumiram um papel relevante e inovador para manter as pessoas dentro de casa e levar um pouco de entretenimento. Para promover a iniciativa, patrocinamos alguns desses eventos, sempre com o cuidado de assegurar as medidas de higiene e distanciamento social e com a devida orientação prévia aos artistas sobre as regras do CONAR de publicidade de bebidas. Além disso, enviamos um guia reforçando as regras do CONAR e treinamos as pessoas envolvidas. Sabemos que em algumas lives, de forma totalmente espontânea, algumas orientações não foram seguidas. Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos.. Vale lembrar que a live é de propriedade do artista, muitas vezes realizada em sua casa, o que representa um desafio.