Como ver séries na TV por meio de serviço de streaming


Smart TV, cabo HDMI, controles inteligentes, chromecast, Apple TV, videogame e pacotes de TV por assinatura são opções para acessar seus serviços pela televisão. Nova linha de TVs da Samsung terá o Globoplay pré-instalado e vai proporcionar mais facilidade na transição entre o conteúdo da TV aberta e do streaming
Wallace Belato/Divulgação
Os streamings cresceram e têm um catálogo recheado de filmes e séries de sucesso. Existem várias formas de conectar o aplicativo das suas plataformas na sua televisão, desde as Smart TVs que já com conexão à internet e até botões específicos dos streamings em seus controles remotos, a outras alternativas para televisões convencionais. Ela são:
Smart TV
Cabo HDMI
Controles inteligentes
Chromecast
Videogame
Pacotes de TV por assinatura
Abaixo, explicamos como usar cada uma das ferramentas para acessar as séries e filmes na telinha.
Smart TV
O modo mais prático de assistir às séries e filmes do streaming na telinha é por meio de uma Smart TV. Passo 1: O primeiro passo é acessar a loja da sua televisão e baixar o aplicativo dos serviços que você usa.
Depois disso, vão surgir instruções para conectar a sua TV à conta. As instruções são específicas de cada streaming.
Com o Globoplay, por exemplo, é preciso estar conectado à sua conta em um celular ou computador. Depois, você precisa abrir o aplicativo na sua TV e acessar a opção “Minha conta”, que fica na lista de opções na lateral esquerda.
Depois disso, o aplicativo vai exibir um código de seis dígitos e um QR code. Você pode tanto escanear o código quanto digitar os números no site do Globoplay. Depois, é só clicar em “Ativar dispositivo” na TV. Veja na imagem abaixo:
Como acessar o Globoplay pela televisão
Reprodução/Globoplay
Com o Disney+, o processo é muito parecido: é preciso abrir o aplicativo na televisão e clicar em entrar. Um código de oito dígitos vai aparecer. Aí você precisa fazer login no site pelo celular ou acessar o site disneyplus.com/start pelo computador e digitar o código na tela. Veja exemplo abaixo:
Como acessar Disney+ pela smart TV
Reprodução/ Disney+
Com a netflix, você também vai precisar entrar no aplicativ pela TV e digitar um código de ativação pelo site netflix.com/activate. Também é possível digitar email e a senha na própria TV para entrar.
Algumas TVs fazem parcerias com serviços e trazem alguns deles pré-instalados e mesmo botão exclusivo do streaming no controle remoto.
Cabo HDMI
Se você não tem uma TV smart, o jeito raiz de acessar a internet pela TV convencional é por meio do cabo HDMI. Basta conectar o seu notebook à televisão por meio deste cabo e a TV vai espelhar a tela do note, como se fosse um monitor. Aí você continua mexendo normalmente nos sites dos streamings pelo computador, mas conseguirá assistir pela televisão.
Controles inteligentes
Várias marcas possuem controles ou dispositivos que se conectam a uma TV convencional e adicionam funcionalidades de smart TV. Os mais conhecidos são o Firestick (da Amazon), Apple TV e Roku (empresa americana de televisões inteligentes).
Controle inteligente Roku
Divulgação
O Roku vem com um aparelho e um controle remoto. Nele, já estão disponíveis os serviços de streaming. Para acessá-los, você precisa ligar o dispositivo, conectá-lo à internet e criar uma conta do Roku. Depois de criar a conta, ele estará disponível. Para acessar ao conteúdo dos streamings, é preciso ter assinatura de cada um.
Leia também: Globoplay anuncia parceria com Roku
Nova Apple TV 4K, anunciada em 20 de abril de 2021.
Divulgação/Apple
O Apple TV também funciona conectado por meio de um cabo na porta HDMI da televisão. O dispositivo possui um controle remoto para controle da interface. Quando ele estiver conectado na mesma rede Wi-Fi, é possível exibir imagens, reproduzir áudio e vídeo na TV.
Oficialmente o Apple TV só permite sincronizar a reprodução de conteúdo e o espelhamento da tela de produtos produzidos pela Apple — iPhone, iPad e Mac. Porém, usando aplicativos como o AllCast, doubleTwist Player, VLC Media Player, entre outros, é possível contornar essa limitação.
Fire TV Stick Lite, acessório que adiciona funcionalidades da Amazon em televisores
Amazon/Divulgação
O Fire TV Stick também é um dispositivo para ser conectado na entrada HDMI de televisores e concorre com o Chromecast e Apple TV.
Chromecast
Nova versão do Chromecast é arredondada e possui mais antenas para captar o Wi-Fi.
Divulgação/Google
O Chromecast é um aparelho do Google que parece um pendrive. Ele possui um cabo HDMi que deve ser conectado à TV por essa entrada.
Depois, você precisa usar o celular para encontrá-lo, e os dois precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Por meio do celular, você escolhe quais aplicativos quer acessar e eles serão espelhados na TV. Enquanto o conteúdo é espelhado, é possível utilizar o celular livremente.
Serviços de TV por assinatura
Alguns serviços de TV por assinatura incorporam os streamings à sua lista de canais. Assim, Globoplay e Netflix, por exemplo, ganham um número de canal. Mas, para acessar o conteúdo, ainda é preciso ter uma assinatura do streaming independente da assinatura da TV. Na NET/Claro TV, por exemplo, o Globoplay é acessado pelo 831; A Netflix, pelo 680.
Cada uma das operadoras tem maneiras diferentes de acesso. Confira com sua operadora.
Videogame
Cada edição de videogame tem um modo diferente de acessar o streaming:
PlayStation 5: Na tela inicial, acesse a seção Mídia. Selecione Todos os aplicativos, navegue para Aplicativos de vídeo e música, selecione e baixe o ícone do serviço que você quer. Informe o e-mail e senha e estará logado.
PlayStation 4: Na tela inicial, vá para a seção TV e vídeo e selecione o ícone do serviço que você quer. Baixe o app e faça login.
Xbox Series X e S e Xbox One: Na tela inicial, abra o aplicativo da Microsoft Store. Depois, encontre o aplicativo que você deseja e clique em Obter. O app será instalado.
Xbox 360: Na tela, clique na aba apps. Depois, em explorar apps e selecione o que você quer. Então é só clicar Download e Confirmar compra.