Como estudar para criar um diferencial

O ENEM é uma prova muito atípica. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) nivela os alunos nacionais por regularidade na realização de todo o exame. Isso faz com que o ENEM também seja uma prova de estratégias e é muito importante você determinar as suas logo no início do ano de preparação. No entanto, muitos ficam perdidos sem saber como estudar para criar um diferencial.

Primeiramente, vamos desconstruir algumas ideias falhas. Como o ENEM valora mais as questão tidas como “fáceis”, alguns pensam que não tem problema estudar os assuntos de maneira medíocre. NÃÃÃÃO! Por favorzinho, não faça isso. Dedique-se ao máximo àquilo que você esteja estudando. Óbvio que algumas matérias você não precisará se aprofundar muito, mas não nivele sua preparação por baixo.

A primeira dica para quem quer criar um diferencial é: tome cuidado com matemática! Pode não ser seu peso lá na frente, mas a prova de matemática no ENEM costuma ter uma variação muito maior do que as outras, seja para mais ou para menos. Então, é importante você dar um gás sim na matéria se tiver dificuldade.

Agora vamos supor uma situação. Imagine que você quer prestar ENEM para Engenharia e vai lá olhar os seus pesos e percebe que Humanas não tem tanto impacto assim. Ai você começa a se dedicar absurdamente em Matemática e deixa Humanas de lado. A pergunta que você tem a fazer é o seguinte: “Os meus concorrentes também estão fazendo isso?”. Se você parar para perceber, dedicar-se um pouco mais a Humanas pode criar um diferencial muito maneiro frente a outras pessoas que também estariam focando apenas em exatas. A ideia serve para qualquer carreira. Busque traçar qual a provável dificuldade de seus concorrentes e se dedique àquela área.

Além disso, não custa nada ratificar que é muuuuito importante você aprofundar seu estudo naquilo que é de maior peso para você. “É para estudar tudo então?”. Calma, pode parecer que estamos pedindo para vocês aprofundarem em tudo, mas não é esse o ponto. Então para resumir:

Aprofunde seus pesos
Solidifique sua base naquilo que você tem dificuldade
Não ignore matérias que não tem tanto peso para você

Agora, se você pretende se preparar para algum outro vestibular específico também, é importante que você reserve alguns horários no seu plano de estudos para fazer as provas próprias da instituição em questão. Treinar muito fazendo exercícios deve ser prioridade em qualquer preparação nesse ano de provas.

Bons estudos!

 

O post Como estudar para criar um diferencial apareceu primeiro em QG do Enem – Cursos Online S.A..