Como descobrir a chave da ativação do Office instalado no PC?


Blog também tira dúvidas sobre perda de desempenho do Windows com o passar do tempo e se existe programa espião para iPhone. (Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)
Como descobrir a chave da licença do Office instalado no PC?
Oi, Ronaldo! Eu tenho uma licença origina do Microsoft Office, mas perdi a embalagem que continha o serial. Como eu faço para descobrir o serial do Office instalado no meu PC? Dionísio
Microsoft Office 2019
Divulgação
Olá, Dionísio! Para identificar qual é a chave correspondente ao Microsoft Office instalado no seu PC, siga os passos descritos abaixo:
Digite a palavra CMD no Cortana ou clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar e selecione “Prompt de comandos”;
Na janela de Prompt de comandos digite a instrução cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus e tecle ENTER.
Serão exibidos os três últimos caracteres correspondente a licença. O restante dos dados você obterá ligando para o suporte da Microsoft (0800-761-7454.).
O comando indicado acima varia, dependendo da versão do Office e da arquitetura do Windows. Veja qual é o comando apropriado, de acordo com as configurações do seu PC:
Windows de 32 bits
Office 2010 cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2013 cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2016 cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;
Windows de 64 bits
Office 2010 (64 bits) cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2013 (32 bits) cscript “C:Arquivos de Programas (x86)Microsoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2013 (64 bits) cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2016 (32 bits) cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;
Office 2016 (64 bits) cscript “C:Arquivos de Programas (x86)Microsoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;
Windows lento
Oi, Ronaldo! O meu notebook possui uma boa configuração de hardware, mas, depois de algum tempo, é necessário “formatá-lo”, para recuperar o desempenho. Por que isso acontece? Mônica
Olá, Mônica! A perda de desempenho do Windows está relacionada a diversos fatores. O principal deles é a ausência de manutenções preventivas.
O ideal é que você siga algumas boas práticas para manter o sistema otimizado. A reinstalação do Windows resolve, porque o sistema volta a funcionar como se tivesse saído da fábrica. Mas recorrer à “formatação” de ser a última alternativa para a correção de problemas.
O ideal é entender o problema e resolvê-lo sem ter que reinstalar o Windows. O blog já publicou um guia completo sobre as melhores práticas para manter o desempenho do PC sem ter que reinstalar o Windows.
Existe programa espião para iPhone?
Eu acho que instalaram um programa espião no meu iPhone e estão monitorando as minhas mensagens. Isso é possível? Carlos Alberto
Olá, Carlos Alberto! Oficialmente não existe esse tipo de app, porém fora da app store são anunciados aplicativos que prometem funções para o monitoramento do iPhone.
Para instalar esse tipo de aplicativo requer que o “espião” tenha acesso ao seu celular, o que despertaria desconfiança. Para eliminar qualquer dúvida, você pode realizar a redefinição das configurações originais através do iTunes. Após o procedimento, se havia algum aplicativo malicioso, ele será removido pelo processo de restauração.