Como dar um nome para o seu negócio

Dono de uma consultoria especializada em gestão de marcas explica o passo a passo para dar o nome ideal para o seu negócio. Como dar um nome para o seu negócio
Você abriu um negócio e precisa dar um nome a ele. Qual o processo para definir uma marca?
Beto Almeida, CEO de uma consultoria especializada em gestão de marcas, explica que, para começar, o nome de uma empresa tem que ser curto, fácil de ler e de falar.
“O nome ideal é o que seja memorável que entrega o que esta prometendo e fácil de pronunciar é a nirvana no mundo das marcas, não é fácil mas tem que ser memorável.”
O primeiro passo é fazer uma lista com 20 ou 30 nomes possíveis que passam pela cabeça. Tomar cuidado para esse nome não ter alguma conotação negativa. E esses nomes da lista podem ser escolhidos de forma descritiva, subjetiva ou abstrata. Por exemplo, se for abrir um negócio que produz creme de barbear o nome descritivo da empresa seria o mais literal: “Fábrica de creme de barbear”. É fácil de gravar. Mas, a desvantagem é que não garante exclusividade, porque descreve o produto. Assim, qualquer um vai poder usar esse mesmo nome.
Já o nome abstrato seria um que não tem nada a ver com o produto, por exemplo, “Capitão Marcel”. Vantagem: será um nome exclusivo. Desvantagem: é mais difícil de guardar, vai ser preciso investir muito dinheiro pra tornar a marca conhecida.
Agora, existe um jeito de unir as duas coisas. Um marca exclusiva é fácil de lembrar. Para isso, tem que escolher nome subjetivo, que não descreva o produto, mas remeta a ele, como por exemplo, “No fio do bigode”. A próxima etapa é fazer uma pesquisa no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – para ver se os nomes da sua lista estão disponíveis.
A partir do momento que tem registro no INPI pode usar a marca.
Beto Almeida fala sobre dar o próprio nome para o negócio: “Tem muito empresário que escolhe o próprio nome pra batizar o seu negócio. Imagina quantas oficinas do Zé, restaurantes da Maria, salões de beleza da Mara existem por esse Brasil. A gente vê isso em bairros populares, é legal porque impõe a popularidade do dono”.
O problema é que se a empresa crescer, o dono pode perder dinheiro na hora de vender o negócio. Beto Almeida explica que 18% do valor da empresa são da marca. Para facilitar, o consultor sugere que o empreendedor use o mesmo nome da marca para a empresa.
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