Com projeto de recuperação, vazão de nascente aumenta 20% em um ano em Nova Serrana


Trabalho no Morro dos Tocos, na Comunidade de Areias, recebeu apoio da Agência Nacional de Água (ANA). Medidas de proteção fizeram com que nascente aumentasse a vazão em Nova Serrana
Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação
Um projeto de recuperação de nascentes começou a dar resultados em Nova Serrana. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, após um ano da adoção de diversas medidas de proteção, a nascente localizada no Morro dos Tocos, na Comunidade de Areias, já está com uma vazão 20% maior.
Conforme a secretaria, quando o projeto teve início, em março de 2017, a fonte tinha uma vazão de 4.320 litros por dia. Agora, a vazão diária está em 5.184 litros.
Proteção
O plano de recuperação envolve o mapeamento de áreas como a do Morro dos Tocos, além do cercamento inicial de nascentes e da revitalização de estradas rurais, com captação de água e construção de poços ao longo dos trechos.
Também faz parte do projeto a recuperação de áreas ambientalmente degradadas de encostas de morros com a construção de curvas de nível, criando uma proteção de drenagem em áreas de nascentes e nos pontos de recargas do lençol freático.
A secretaria informou que o plano de recuperação foi aprovado em 5º lugar pela Agência Nacional de Água (ANA) ainda em 2017 e, com isso, o município recebeu R$ 980 mil exclusivamente para obras de proteção hídrica. A Prefeitura ainda deve destinar mais R$ 99 mil para o projeto.
Atualmente, estudos técnicos estão em andamento para a adoção de outras medidas de proteção para que produtores sejam chamados para participarem dos trabalhos.

Powered by WPeMatico