Com aulas remotas, UFJF retoma semestre letivo na próxima semana


Alunos de 72 cursos de graduação vão participar do ensino remoto emergencial. A suspensão das aulas presenciais está prevista até o dia 27 de novembro. UFJF retoma semestre letivo com aulas remotas na próxima segunda-feira
Divulgação/UFJF
Após seis meses de suspensão, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retoma o primeiro semestre letivo de 2020 na próxima segunda-feira (21). As aulas dos 72 cursos de graduação serão dadas por meio do ensino remoto emergencial.
As aulas presenciais estão suspensas na instituição desde o mês de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. O período de matrículas nas matérias do ensino remoto emergencial se encerrou nesta quarta-feira (16).
As aulas serão ministradas pelas plataformas Google ou Moodle, em conferências que poderão ser acompanhadas ao vivo ou assistidas em outros horários. Segundo a instituição, e-mails institucionais e senhas de acesso às plataformas foram criados para estudantes e professores.
“Há várias dinâmicas à disposição que podem ser oferecidas, que ficam a critério do docente e da escolha do material que ele pretende trabalhar. As avaliações também ficam a cargo do professor, seguindo a previsão do plano do curso encaminhada para os estudantes”, explicou a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmem de Melo,
Para auxiliar no rendimento das aulas remotas, a UFJF preparou conteúdos nas redes sociais, com orientações sobre o uso de câmeras, microfones e demais equipamentos.
Começo e fim do semestre
De acordo com o calendário divulgado pela UFJF, não haverão atividades avaliativas na primeira quinzena de aulas, período reservado para o acolhimento dos estudantes e retomado do conteúdo.
“É o momento para o estudante trabalhar com a plataforma do docente e também de resgatar os conteúdos que foram trabalhados antes da suspensão das atividades. Não estão previstas avaliações rígidas, pois é um tempo para ajustes e todo mundo ficar mais tranquilo”, explicou a pró-reitora.
Segundo Maria Carmem, diversos problemas são esperados durante o período de adaptação, devido às mudanças em relação a didática tradicional. No entanto, a pró-reitora afirma que a instituição conta com “uma equipe grande de pessoas para dar suporte nas mais diversas áreas. Além disso, temos buscado oferecer capacitações on-line e tutoriais para os professores.”
O primeiro semestre letivo termina no dia 27 de novembro. A data também marca o período de suspensão das atividades presenciais na UFJF.
Leia também: Comitê da UFJF recomenda nova suspensão das atividades presenciais até 27 de novembro
Já o segundo semestre letivo começa no dia 14 de dezembro e termina no dia 22 de março. Um recesso de fim de ano será realizado entre as datas.
Conselhos e comissões
Por causa da suspensão das aulas presenciais e a necessidade de aprovação de novo sistema, o Conselho Superior (Consu) da UFJF constituiu comissões para tratar da retomada das atividades, além de realizar o Diagnóstico das Condições de Acesso Digital.
As comissões criadas discutiram assuntos relacionados a atividades acadêmicas para o ensino superior e para a educação básica, a avaliação da necessidade de investimentos em questões de tecnologia e infraestrutura, questões de inclusão do segmento estudantil e questões de saúde e trabalho.
A aprovação do sistema foi divulgada no dia 13 de agosto, e o regulamento do ensino remoto emergencial foi lançado em seguida. Confira aqui os detalhes.
Além disso, foram lançadas ações de inclusão digital para alunos de graduação e pós-graduação, pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae).
O reitor da UFJF, Marcus David, ressaltou que a retomada das aulas é resultado de meses de trabalho a avaliação.
“Estaremos iniciando uma atividade que é inédita pra vários membros da nossa comunidade universitária. Para alguns, será a primeira vez que praticaremos o ensino através de meios remotos. Dificuldades, obstáculos poderão surgir, mas com competência, dedicação e esforço que a nossa comunidade sempre demonstrou, temos a segurança de que a Universidade vai continuar caminhando no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, com a qualidade que sempre marcou as nossas ações”, afirmou.
Mais informações sobre o ensino remoto emergencial podem ser obtidas pelo site da UFJF ou pela Central de Atendimento, no número (32) 2102-3911 ou e-mail faleconosco@ufjf.edu.br.
Initial plugin text