Com apagão, vizinhos acendem fogueira e fazem churrasco em Pacajus, no Ceará


Falta de energia elétrica atingiu estados de todas as regiões do país. Fogueira foi acessa no início da noite. Moradores se reuniram e assaram linguiça e peixe.
Luís Paulo Ferreira Neto/Arquivo Pessoal
Sem energia por causa do apagão de cinco horas que atingiu o Ceará e outros 12 estados, moradores do município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza, aproveitaram para fazer uma fogueira e assar peixe e linguiça noite adentro.
Luís Paulo Ferreira Neto, 34 anos, terminava a jornada de trabalho como costureiro em casa quando a energia caiu. Ao anoitecer, ele desconfiou que o retorno da energia ia demorar e resolveu fazer uma fogueira.
“Chamei um vizinho e pegamos algumas madeiras, folhas e acendemos a fogueira. Ficamos eu, minha esposa e meu amigo perto da fogueira. De repente começou a juntar mais gente. Umas 30 pessoas”, conta.
Luís Paulo diz que na rua onde mora é tradição os vizinhos se reunirem e festejar o São João e o Natal. Chamam de “Arraiá do Bom Vizinho” e “Natal do Bom Vizinho”.
“Está meio fora de épocas ainda, mas a ideia agradou muita gente. Ficamos apreciando a fogueira e como a cidade estava sem energia foi possível ver até as estrelas. Tipo de coisa que só conseguimos ver em cidades do interior”.
Churrasco
E se tem fogueira claro que não faltou o churrasco. Não demorou muito para um vizinho aparecer com um peixe para assar, de acordo com o Luís Paulo.
“Um amigo meu trouxe um peixe, aquela tilápia deliciosa e outro trouxe linguiça. Comemos também um torresmo daqueles. Enfim, o apagão em vez de trazer transtornos para gente, trouxe união e uma boa festança”, disse sorrindo.

Powered by WPeMatico