Coleta de sangue passa a ser semanal em Muriaé


Unidade funcionava a cada 15 dias. Com o novo esquema, Prefeitura e Hemominas pretendem dobrar estoque.  Doação de sangue pode ser feita semanalmente em Muriaé
Wagner Gusmão/PMAR
As coletas de sangue realizadas pela Fundação Hemominas em Muriaé deixam de ser quinzenais e passam a ser semanais. A medida visa aumentar o estoque do banco de sangue da unidade regional, que atende a quatro hospitais na cidade. As doações devem ser feitas na Policlínica do Safira, todas as quartas-feiras, das 7h30 às 15h.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira, a expectativa é dobrar a capacidade de recolhimento, saindo das atuais 240 bolsas mensais para 480. “Produzíamos 120 bolsas quinzenalmente para o Hemominas de Juiz de Fora e percebemos que muitas pessoas queriam doar em dias diferenciados, mas existia um limite de recolhimento. Decidimos recorrer ao Hemominas para ampliar a nossa demanda de abastecimento do banco de sangue”, explicou.
Os doadores precisam ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter contraído hepatite após os 11 anos e não apresentar comportamento de risco para doenças transmissíveis. Caso tenha feito piercing ou tatuagem, poderá doar somente após 12 meses.

Powered by WPeMatico