Cidade dos EUA alerta moradores após encontrar ‘peixe-dourado gigante’ em lago; espécie é considerada invasora


Prefeitura de Burnsville, no estado americano de Minnesota, pediu que animais exóticos não fossem despejados em lagos porque prejudicam o desenvolvimento da biodiversidade local. Peixe-dourado gigante é encontrado em lago na cidade de Burnsville, nos EUA. Foto sem data
Reprodução/Twitter/BurnsvilleMN
A prefeitura de uma cidade do Minnesota, nos Estados Unidos, fez um alerta aos seus moradores após encontrar “espécimes gigantes” de peixinhos-dourados em um lago da região.
Na sexta-feira (9), autoridades da cidade de Burnsville recuperaram ao menos seis peixes da família Cyprinidae que nadavam no lago Keller, dentro da reserva ambiental de mesmo nome.
Os peixes, vendidos como animais de estimação, teriam sido abandonados no local por seus antigos donos, segundo a equipe do serviço ambiental.
Peixe raro e das profundezas do oceano morre encalhado em praia no Piauí
‘Monstro do rio’ de 109 kg é pescado nos EUA; peixe pode ter mais de 100 anos
Peixe-dourado gigante é encontrado em lago dos EUA. Foto sem data
Reprodução/Twitter/BurnsvilleMN
A prática é uma ameaça à biodiversidade local uma vez que a espécie exótica – ou seja, que não pertence àquele ambiente – é considerada invasora.
As invasões biológicas já são a segunda maior causa de extinção de espécies em todo o planeta, atrás apenas da exploração comercial, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza.
Em um comunicado, a prefeitura afirmou que – em liberdade – os animais crescem mais do que o esperado e contribuem para a má qualidade da água ao consumir sedimentos e raízes de plantas.
Mas essa não foi a primeira vez que um achado desses foi feito nos EUA. Em 2013, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Nevada encontraram 15 espécimes gigantes no Lago Tahoe.
YouTube do G1: Aranha GIGANTE cai de teto de avião