Chevrolet retoma entregas do Onix Plus e poderá oferecer 1 ano de wi-fi grátis aos clientes afetados


Aproximadamente 19 mil unidades foram afetadas por uma falha em software que poderia resultar em incêndio, cerca de 9 mil já estavam com clientes. Reparos já foram iniciados e as entregas do hatch não devem mais atrasar. Chevrolet Onix Plus
Divulgação/Chevrolet
Após suspender as entregas e recolher todas as unidades vendidas para efetuar um recall no Onix Plus por risco de incêndio, a Chevrolet já iniciou a devolução dos veículos aos proprietários com o problema solucionado.
As unidades levadas pelos clientes para a atualização do software, que teve os procedimentos enviados pela fabricante aos concessionários na última segunda-feira (11), já estão sendo liberadas — com isso, os proprietários devolvem o veículo alugado pela General Motors.
Recall do Chevrolet Onix Plus envolve 19 mil unidades
Chevrolet diz que identificou outros dois Onix Plus com defeito
Além disso, segundo uma fonte ouvida pelo G1, a marca enviará nos próximos dias uma carta aos clientes afetados pela campanha com um pedido de desculpas e oferecerá um ano de wi-fi a bordo grátis.
Atualmente a marca oferece 5 planos mensais diferentes, todos da operadora Claro: 2GB por R$ 29,90, 5GB por R$ 39,90, 10 GB por R$ 59,90 e 20GB por R$ 84,90. De fábrica, ele vem equipado com um plano de 3GB ou com 3 meses grátis.
Questionada pelo G1 sobre a carta e a internet gratuita, a GM diz que estão “estudando a possibilidade”.
A fonte também afirma que as entregas do hatch, programadas para ainda este mês, não deverão atrasar, diferentemente do que havia se especulado anteriormente. A antecipação do recall tem contribuído com os planos da fabricante.
Dados do recall
A Chevrolet já informa o recall do Onix Plus em seu site.
As unidades envolvidas foram produzidas entre 29 de abril e 6 de novembro;
Os chassis vão de LG100091 a LG139164;
O atendimento estava programado para começar no próximo dia 18 de novembro, mas foi adiantado.
O modelo foi lançado em setembro no Brasil.
Qual é o defeito?
No comunicado, a Chevrolet informa que a falha pode ocorrer por defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos.
Isso acontece com o aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. A consequência é a quebra do bloco do motor. Por fim, se houver vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio.
A solução é a calibração do módulo de controle do motor.
Outros casos de falha
Na última sexta-feira (8), o G1 teve acesso a um documento assinado pelo presidente da empresa na América do Sul, o argentino Carlos Zarlenga, e endereçado aos concessionários Chevrolet.
Nele, Zarlenga afirma que soube do primeiro incêndio em 29 de outubro.
O executivo ainda relata que soube, mais tarde, que, “na mesma região, outros dois Onix Plus apresentaram um problema em seus motores”.
No comunicado, a GM afirma ter recolhido e estudado os veículos. A empresa afirma que o setor de engenharia identificou o problema, que está no programa de gerenciamento do motor.
Nesse mesmo documento, a General Motors afirma que o setor de engenharia desenvolveu uma atualização no programa de gerenciamento do motor.
Segundo Zarlenga, o objetivo “é disponibilizar a atualização do software nos próximos dias para a rede de Concessionárias, para que eles possam atualizar todos os carros”.
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