Chega a 79 o número de casos confirmados de sarampo em Roraima


Dados foram divulgados pela Sesau nesta segunda (16). 184 casos continuam em investigação. Campanha de vacinação contra o sarampo segue até o sábado (21)
Semuc/Divulgação/Arquivo
Chegou a 79 o número de casos de sarampo confirmados em Roraima. Em todo o estado, 184 estão sendo investigados e 16 foram descartados. Os dados foram informados pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (16).
Foram confirmados 59 casos em Boa Vista, 18 em Pacaraima, um em Cantá e um no Uiramutã. Eles foram registrado em pessoas de três meses a 35 anos.
Até agora somente nos municípios de Bonfim, Caracaraí, Iracema, Normandia e São Luiz não foram registrados casos suspeitos da doença, conforme a Sesau.
O vírus que circula no estado é importado da Venezuela, segundo análises da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência do Ministério da Saúde. O primeiro diagnóstico da doença em Roraima foi em uma bebê venezuelana de 1 ano, em fevereiro deste ano.
Segundo a Sesau, duas crianças venezuelanas com sarampo morreram em Boa Vista desde que começaram as notificações da doença no estado.
Na última terça (11), a secretaria informou que a situação do estado, que era de surto, evoluiu para epidemia em razão dos números registrados. O sarampo estava erradicada do Brasil desde 2001. Até então eram 59 casos confirmados e 166 suspeitos.
Se atingir a meta, a campanha de vacinação da Tríplice Viral foi prorrogada até o sábado (21). Nos 30 dias de ação, 136.570 foram atingidas e 85.361 doses foram aplicadas. A meta era atingir 400 mil pessoas.
A Sesau orienta que todas as pessoas entre os seis meses e os 49 anos de idade sem comprovação vacinal devem se imunizar.
Casos confirmados
Dentre os casos confirmados em Roraima, 55 são em venezuelanos e 24 em brasileiros. A Sesau classifica todos os casos da doença – confirmados, suspeitos e descartados – como ‘notificados’. Os dez municípios com esses casos são:
Boa Vista – 171 notificados
Pacaraima – 56 notificados
Amajari – 30 notificados
Cantá – 10 notificados
Rorainópolis – 6 notificados
Alto Alegre – 2 notificados
Caroebe – 1 notificados
Mucajaí – 1 notificados
São João da Baliza – 1 notificados
Uiramutã – 1 notificados
Quando uma pessoa tem os sintomas do sarampo são retiradas amostras e os exames são feitos no Lacen-RR para que seja confirmado ou descartado. Além disso, o mesmo material é encaminhado para a Fiocruz.
De acordo com a Sesau, o Ministério da Saúde está dando total apoio às ações de vigilância epidemiológica, tendo mantido uma equipe no local para apoio às equipes municipais e estadual.
Sintomas
Os sintomas do sarampo são: febre e exantema (manchas avermelhadas), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Quando identificado um ou mais desses sintomas a pessoa deve procurar um médico.

Powered by WPeMatico