Centro Judiciário de Solução de Conflitos é inaugurado em Além Paraíba

Órgão pretende atuar na solução de pendências processuais de forma pacífica e consensual entre as partes. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instalou um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na cidade de Além Paraíba. O setor iniciou as atividades nesta terça-feira (13), e deve atuar de forma a solucionar as pendências processuais de forma pacífica e consensual entre as partes.
Segundo o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Maurício Pinto Ferreira, o trabalho realizado na fase pré-processual, quando a questão ainda não foi judicializada, é dos mais importantes, por permitir que um conflito seja resolvido antes de virar um processo. “Todas as partes se sentam à mesa e constroem uma solução. Estamos falando de um Judiciário que se antecipa e que é proativo”, disse.
Além de permitir o fim de um conflito, o juiz lembrou que a atuação do Cejusc traz outras vantagens, como a redução no número de processos e a celeridade na tramitação deles. Também são pontos positivos o índice de cumprimento dos acordos selados e a diminuição na distribuição de novos processos. “Trata-se de um Judiciário que não impõe uma decisão, mas que ajuda a construí-la”, finalizou.
O Cejusc funciona no Fórum Nelson Hungria, na Praça Coronel Breves, 89, no Bairro São José.

Powered by WPeMatico