Campanha de vacinação vai ofertar três mil doses contra o HPV em Macapá


Faixa de vacinação é de 9 e 14 anos para as meninas e de 11 a 14 anos para meninos. Campanha nacional foi lançada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (13). Vacinação contra contra o HPV é feita em duas doses
John Pacheco/G1
As vacinas para imunização do vírus HPV em crianças e adolescentes estão disponíveis para o público-alvo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Macapá. Mais de 3 mil doses estão sendo disponibilizadas para meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos.
A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que iniciou uma campanha nacional na terça-feira (13). A faixa de vacinação para o HPV se mantém entre 9 e 14 anos para as meninas. Para os meninos, a idade recomendada é de 11 a 14 anos.
Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, a ideia da campanha é aumentar o número de vacinados. “Nossa ideia é que eles procurem as unidades de saúde e façam a imunização, que tem duas doses, que devem ser tomadas com um intervalo de seis meses. A vacina é segura e voltada para essa faixa etária”, destacou.
Além do HPV, a campanha incluirá o reforço da vacinação contra a meningite C. A primeira dose é geralmente aplicada até os 4 anos de idade. O Ministério da Saúde calcula que essa forma da doença é a mais prevalente entre as meningites bacterianas.
Assim como no caso do HPV, a campanha da vacinação contra a meningite focará nos pré-adolescentes: meninos de 11 a 14 anos e meninas de 12 e 13 anos.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Powered by WPeMatico