Campanha de multivacinação em Uberlândia começa pelas escolas


Objetivo é atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Campanha foi lançada nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura. Doses contra HPV, meningite C e Tríplice Viral são oferecidas
Joel Rocha/SMCS
Começa nesta segunda-feira (26) a campanha de multivacinação nas escolas municipais e estaduais em Uberlândia. O objetivo é atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
A Prefeitura de Uberlândia lançou a campanha nesta quinta-feira (22) e informou que esse ano o foco são as vacinas contra Meningite C, HPV e Tríplice Viral, com prevenção de Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Até o dia 13 de abril, cerca de 850 profissionais da atenção primária visitarão as unidades de ensino para detectar quais dos mais de 50 mil alunos do ensino fundamental e médio precisam colocar o cartão em dia.
Outro foco da campanha de multivacinação é a imunização contra a influenza antes da chegada do inverno. De 16 de abril a 25 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação nas 70 salas de vacina do município.
Para a população que não consegue ir até as unidades por dificuldades de locomoção, a partir do dia 16 de abril, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o telefone 0800 940 1480 estará disponível para solicitar o atendimento em domicilio.
Nesta primeira fase da campanha, podem se vacinar:
HPV – Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Garotas e garotas que chegaram aos 15 anos sem completar a segunda dose também podem atualizar o esquema vacinal. A vacina HPV é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus, contribuindo com a redução da incidência do câncer de colo de útero, entre outros nas mulheres.
Meningite – faixa etária para 2018 foi ampliada. Agora a vacinação é para meninas e meninos de 11 a 14 anos. Antes, apenas adolescentes entre 12 e 13 anos podiam receber a dose.
Tríplice Viral – o esquema vacinal começa aos 12 meses. De 12 meses a 29 anos precisa ter duas doses, de 30 a 49 anos apenas uma dose.

Powered by WPeMatico