Banda Leela põe ‘Devolva-me’ na pista em single que celebra Renato Barros


♪ Falecido em 28 de julho, o compositor e músico carioca Renato Barros (1943 – 2020) contribuiu nos anos 1960 para a primeira fase do rock brasileiro como guitarrista – inclusive por usar bem os efeitos do pedal fuzz no toque do instrumento – e também como compositor.
Enquanto liderou o grupo Renato e seus Blue Caps, o artista forneceu duas grandes músicas para o repertório de Roberto Carlos, Você não serve pra mim (1967) e Não há dinheiro que pague (1968). Contudo, a música mais popular do cancioneiro autoral de Renato Barros é Devolva-me, balada chorosa que ele compôs em parceria com Lilian Knapp e que foi apresentada em 1966 nas vozes da dupla Leno & Lilian.
Atualmente mais conhecida na voz de Adriana Calcanhotto, cantora que atingiu o maior pico de vendagem da carreira fonográfica ao lançar em 2000 disco ao vivo promovido pela regravação de Devolva-me, a canção de Renato e Lilian ganha abordagem synth-pop da Leela, banda de origem carioca sediada em São Paulo (SP).
Capa do single ‘Devolva-me’, da banda Leela
Arte de Guilherme Dourado
Bianca Jhordão (voz), Rodrigo O’Reilly Brandão (guitarra), Guilherme Dourado (baixo) e Fabiano Paz (bateria) jogam Devolva-me na pista em gravação feita de forma remota com arranjo que embute influências da disco music dos anos 1970 e do synth-pop da década de 1980.
Lançada em single na sexta-feira, 9 de outubro, a gravação de Devolva-me pela banda Leela integra projeto com recriações do repertório de Renato Barros.
Idealizado por Bacalhau (ex-baterista do Planet Hemp) com as filhas do artista, o projeto tinha a intenção de arrecadar fundos para o tratamento de saúde de Renato Barros e acabou se tornando homenagem póstuma com a saída de cena do guitarrista há três meses.