Banda Francisco El Hombre comunica saída de baixista com ‘Despedida’


♪ Quando o baixista Rafael Gomes tocou na gravação da música Despedida, apresentada em single pela banda Francisco El Hombre nesta segunda quinzena de junho, o músico desconhecia a letra da composição inédita.
Somente quando ouviu a música pronta, com versos como “Essa chave, leve contigo / Você não é visitante / Aqui você tem um lar / Agradeço tudo o que vivemos antes”, Gomes percebeu que o destinatário da letra era ele próprio.
Com a edição do single Despedida, a banda paulista anuncia a saída amigável do baixista desse grupo também integrado por Andrei Kozyreff, Juliana Strassacapa, Mateo Piracés-Ugarte e Sebastián Piracés-Ugarte. A saída foi um desejo do próprio Rafael Gomes.
Após seis e anos e meio na banda, Rafael Gomes deixa Francisco El Hombre por decisão pessoal, sem ter sofrido desgaste na relação com os demais integrantes. O que gerou o comunicado em forma de música, e não em texto postado em rede social, como costuma ser praxe no universo pop em anúncios do gênero.
Com a palavra, Mateo Piracés-Ugarte. “Um post não daria conta de contemplar tudo o que estamos sentindo neste momento. Sempre acreditamos na música como um instrumento de comunicação e expressão social, política e pessoal. Então esse seria o único caminho capaz de traduzir a mensagem sobre a saída de Rafael Gomes da Francisco, el Hombre”, argumenta Mateo.
Além do single Despedida, a passagem do baixista pela banda também seria celebrada com show de confraternização, inviabilizado por ora devido à pandemia do covid-19, mas ainda não inteiramente descartado pelos integrantes remanescentes do grupo.