Áurea Martins e Cristovão Bastos iniciam ‘Amizade’ ao som de samba-canção lançado por Dalva de Oliveira


Álbum da cantora com o pianista inclui censurada música feita em 1973 em homenagem a Pixinguinha. ♪ Amizade é o título do álbum que junta Áurea Martins, cantora carioca de 80 anos, com Cristovão Bastos, pianista e compositor também carioca. Anunciado em 2018, o disco começou a ser gravado em março deste ano de 2020 no estúdio Lontra Music, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mas o trabalho precisou ser interrompido por conta da pandemia.
Mesmo inacabado, o álbum Amizade já tem um primeiro single posto em rotação em edição independente distribuída no mercado fonográfico digital via Tratore. O single Neste mesmo lugar apresenta gravação inédita do samba-canção dos compositores Armando Cavalcanti (1914 – 1964) e Klecius Caldas (1919 – 2002).
Típico exemplar do samba-canção melodramático dos anos 1950, mas composto com alta dose de refinamento, Neste mesmo lugar foi lançado em disco em 1956 na voz da cantora Dalva de Oliveira (1917 – 1972), então no auge da carreira.
Produzida por Flávio Loureiro sob a direção musical de Cristovão Bastos (também autor do arranjo) e mixada por João Ferraz, a gravação do samba-canção Neste mesmo lugar dá o elegante tom tradicionalista de Amizade, álbum feito no formato voz & piano.
Capa do single ‘Neste mesmo lugar’, de Áurea Martins e Cristovão Bastos
Divulgação
No álbum, Áurea Martins e Cristovão Bastos rebobinam Vem hoje (Moacyr Silva e Antônio Maria, 1960), apresentam o samba Flor negra (Antonio Valente, Elton Medeiros e Cristovão Bastos) – composto em 1973 em homenagem a Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897 – 1973), o Pixinguinha, mas censurado na época e nunca registrado em disco – e revivem a valsa Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes, 1973) em repertório dominado por composições assinadas por Cristovão.
São os casos da inédita Rede branca (Cristovão Bastos e Paulo César Pinheiro) e da música mais conhecida do cancioneiro do pianista, Todo o sentimento, parceria com Chico Buarque, lançada em 1987 em álbum do cantor.
Idealizado para festejar os 80 anos completados por Áurea Martins em 13 de junho, mas adiado por força das circunstâncias sociais, o álbum Amizade tem lançamento previsto para 2021.