Atriz Neuza Borges tem previsão de alta em 48h, diz médico


Informação é de André Durães, cardiologista e diretor médico do hospital onde atriz está internada, em Salvador. Médico disse que AVC foi descartada. Atriz Neuza Borges em Salvador
Diogo Macedo/Ag Haack
A atriz Neuza Borges, de 79 anos, que está internada desde terça-feira (18), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, deve deixar a unidade de saúde em 48 horas. A previsão foi informada pelo cardiologista de diretor médico da unidade de saúde, André Durães, na manhã desta quarta-feira (19).
Neuza foi internada após ter um mal-estar e foi atendida na emergência, está lúcida e orientada. Neuza chegou a ir para UTI do hospital, mas de acordo com Durães, agora ela está em uma unidade de cuidados intermediários.
“Ela está sendo no momento monitorada, está em uma unidade de cuidados intermediários. Ela está lúcida, está orientada vem melhorando, inclusive, da mobilização porque ela está acamada e com a fisioterapia direcionada ela vem melhorando a mobilidade. A previsão de alta nas próximas 48 horas”, revela Durães.
De acordo com André Durães, Neuza, que nasceu em Florianópolis, mas mora em Salvador, fez uma série de exames, inclusive uma tomografia de crânio, mas os resultados não deram alterações agudas.
Em 2012, Neuza Borges foi internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Na atual internação, o médico informa que os exames descartaram a hipótese de um novo AVC.
“Ela é muito idosa, chegou com quadro de mal-estar. A própria filha que estava com ela perguntou se poderia ter ser um AVC, fizemos uma avaliação mais minuciosa, tomografia de crânio e na sequência uma ressonância as alterações vistas são devidas a própria idade. Então foi descartada a possibilidade de AVC”, diz o médico.
A filha da atriz, Ondina Borges, já havia informado que a mãe foi para o Hospital Roberto Santos após sentir uma forte dor no quadril, decorrência de um problema crônico que ela tem nesta região do corpo. A pressão dela subiu bastante, o que gerou o mal-estar que a fez procurar atendimento médico.
Na manhã desta quarta-feira, o médico detalhou a avaliação feita na coluna da atriz.
“Ela tem muito bico-de-papagaio, ela tem herniações na região do pescoço, na região lombar e essas hérnias, algumas, estão comprimindo alguns nervos. Essa dor irradiada vai para perna e também vai para cabeça, provocando um caso de cefaleia, assim como um quadro de enxaqueca. Então a equipe neurológica está vendo que tipo de analgésico e de fisioterapia melhor vai ser adequado para ela na idade dela, na situação que ela está”, explica Durães.
Neuza Borges tem mais de 60 anos de carreira, entre teatro, filmes, séries e novelas. Em 2019, ela participou da série Sob Pressão, exibida pela Rede Globo.
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.
Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde a atriz está internada
Jony Torres/TV Bahia