AS DIFERENÇAS ENTRE ALZHEIMER E DEMENCIA POR UM ESPECIALISTA

Os dados são alarmantes: em 2050 o Brasil terá 17 milhões de pessoas com demência! Estamos envelhecendo rapidamente, o número de idosos saltou 20% só nos últimos cinco anos.

Leandro Ribeiro Rodrigues explica um pouco sobre demência e Alzheimer, com sua experiência com idosos com ambos os problemas, fica mais fácil entender o assunto e ajudar familiares e o próprio paciente.

A demência descreve sintomas de alteração de cognição, referentes à memoria, linguagem, atenção, capacidade de julgamento e outros. O demente apresenta uma piora progressiva desses sintomas e uma dificuldade cada vez maior em realizar as tarefas simples diárias, coisa que antes realizava com facilidade. Alzheimer é um tipo de demência e 80% dos casos de demência é consequência do Alzheimer. Ele ocorre por causa de degeneração de células do cérebro, de forma evolutiva e é irreversível. Um dos sintomas no idoso é ele se esquecer de fatos que acabaram de acontecer. Portanto Alzheimer é um tipo de demência e o quadro de esquecimento do idoso merece uma séria investigação. Ele começa em geral por volta dos 65 anos, mas não é raro que pessoas mais jovens também sofram desse mal. A boa noticia é que embora esteja associada à velhice, nem todo idoso sofre de Alzheimer.

Precisamos compreender como é o cérebro doente, mas demência abrange um grupo bem maior de doenças que progridem devagar, levando o sistema nervoso a perder funções, é diferente de um derrame que quando acontece, traz prejuízos na massa cinzenta de uma só vez.

O cérebro com demência costuma deixa de raciocinar direito. Mas pode manifestar mudanças graduais de comportamento.

Hoje sabemos que esse mal começa em áreas cerebrais envolvidas com as emoções, infelizmente não há novos medicamentos para tratar o Alzheimer, o último foi criado em 2003, de lá para os nosso dias não há nenhuma novidade.

A formula para prevenir ou retardar o aparecimento de demências é a mesma para prevenir as doenças cardiovasculares: glicemia sempre baixa, pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana, sem gorduras elevadas no sangue e pressão sempre baixa.

Num estudo Finger, na Finlândia, metade dos participantes com demência em fase inicial controlou todos os fatores e aderiu 100% à dieta mediterrânea e à atividade física aeróbica.

Programa Inova 360

Programa Inova 360
Programa Inova 360

LEANDRO RIBEIRO RODRIGUES é enfermeiro geriatra e oncológico com mais de 16 anos de experiência nas áreas. Formado como enfermeiro padrão na Faculdade Anhanguera de São Paulo e com duas pós, a primeira em Geriatria e a segunda em Oncologia, com larga experiência do dia a dia com idosos, muito feeling e amor pelo que faz.

Leandro administra a Residencial Vovó Lourdes muito conhecida e querida pelos moradores do bairro da Penha, além da Casa de Repouso, ele empresaria também um home care com o mesmo nome, ambas com tudo o que um idoso e uma família carinhosa precisam para lidar com esses dias da 4ª. etapa da vida. Entre os ótimos serviços prestados, há uma ambulância que aumenta o conforto no atendimento ao paciente e mais tranquilidade e segurança para a família, em qualquer tipo de patologia.

 

Serviço:

Residencial Vovó Lourdes

Vovó Lourdes Home Care

11 2308-1903 11 998657129, 11 947049950

www.vovolourdeshomecare,com.br

contato@vovolourdeshomecare.com.br

Rua Irupi, 55 Penha.