Apresentador americano Alex Trebek morre aos 80


Trebek apresentava o game show ‘Jeopardy!’ e era uma das personalidades mais reconhecidas da TV americana. Alex Trebek, apresentador do game show de televisão Jeopardy, fala no palco durante o 40º Daytime Emmy Awards em Beverly Hills, na Califórnia, em junho de 2013
Danny Moloshok/Reuters/Arquivo
O apresentador americano Alex Trebek morreu neste domingo (8) aos 80 anos, informou a conta oficial de seu programa no Twitter.
Trebek apresentava o game show “Jeopardy!” e tornou-se uma das personalidades mais reconhecidas da televisão americana.
Initial plugin text
Nascido no Canadá, ele disse em um vídeo do YouTube de março de 2019 que havia sido diagnosticado com câncer de pâncreas no estágio 4, prometendo vencer a doença apesar das poucas chances.
Trebek disse aos fãs em agosto de 2019 que havia concluído a quimioterapia, mas revelou no mês seguinte que teve que reiniciar o tratamento.
VEJA TAMBÉM: Jovem vencedor do ‘Jeopardy!’ doa US$ 10 mil para centro de pesquisas de câncer em homenagem a Alex Trebek
Ele morreu “pacificamente” em casa, rodeado pela família e amigos, segundo o tuíte do programa.
Vinte anos depois de “Jeopardy!” ser exibido pela primeira vez em 1964, Trebek se tornou o apresentador do programa e o transformou em uma potência de audiência.
Membros do ‘Blue Man Group’ apresentam Alex Trebek, visto na 3ª tela, durante o 37º show Annual Daytime Emmy Awards em Las Vegas, Nevada, em junho de 2010
Steve Marcus/Reuters/Arquivo
O programa, em que os competidores mostrem conhecimento sobre vários assuntos gerais, fornecendo suas respostas na forma de uma pergunta, tem atraído consistentemente mais de 20 milhões de espectadores por semana nos Estados Unidos e Canadá, se tornando o programa de perguntas mais assistido nesses países.
A audiência é ainda maior quando os competidores acumulam várias semanas de vitórias consecutivas.
“Esta é a crença que está no cerne da personalidade de Alex na TV: ‘Jeopardy!’ em si, não ele, é a estrela do show,” disse Ken Jennings, um ex-participante de “Jeopardy!” que detém o recorde da sequência de vitórias mais longa do programa, sobre Trebek em uma coluna de 2019 no New York Times.
“É difícil imaginar qualquer personalidade da TV atual habilmente evitando os holofotes como ele”, acrescentou Jennings.