Aprenda a adicionar letras de músicas aos arquivos em MP3


Programa gratuito Mp3Tag possibilita exibir letra de música durante sua exibição. Escutar música é uma excelente alternativa de entretenimento e pode servir também como ferramenta de apoio para quem está estudando idiomas, já que as letras em língua estrangeira ajudam a exercitar o vocabulário.
Os arquivos em formato de áudio digital, como os em MP3, podem receber diversas informações complementares. Entre elas é possível adicionar, por exemplo, a letra da música, para que ela seja exibida durante a sua execução.
Na coluna de hoje será apresentado um programa gratuito chamado Mp3Tag para adicionar a letra das músicas nos arquivos em MP3, confira:
Mp3Tag
Reprodução
Sobre o programa
O Mp3Tag está disponível para download aqui. A sua versão oficial é destinada para o Windows, no entanto é possível baixar um instalador modificado para o Mac OS X. Depois de instalado, basta executá-lo para começar a editar as propriedades da sua biblioteca de música.
O processo é simples e há alguns atalhos para otimizar a inclusão dos detalhes nos arquivos. Porém, é necessário que a edição seja feita arquivo por arquivo. Com o Mp3Tag, é possível renomear o arquivo, adicionar informações sobre a banda, álbum, ano e incluir a letra da música. Para editar as propriedades da música, siga os passos abaixo:
1. Clique sobre a descrição do arquivo para selecioná-lo
2. Clique sobre o ícone do editor de propriedades
3. Insira as informações correspondentes às tags de propriedades
Tela do programa Mp3Tag
Reprodução
4. Clique na opção “Adicionar campo…” para incluir a letra da música
5. Digite UNSYNCEDLYRICS na coluna campo e adicione a letra da música no espaço indicado como valor
Como incluir letras em arquivos de áudio com programa Mp3Tag
Reprodução
6. Clique em OK para salvar a edição
É possível obter a letra da música por meio de uma pesquisa na internet, digitando lyrics + nome da música + nome do artista na barra de pesquisa. Existem diversos sites que disponibilizam a letra completa e traduzida.
Selo Ronaldo Prass
Ilustração: G1