Após 60,9% de abstenção na primeira etapa, candidatos de SE fazem últimas provas do Enem Digital

Provas de matemática e ciências da natureza serão aplicadas neste domingo. Segunda fase do Enem Digital acontece neste domingo (07/02)
Após 60,9% de abstenção na primeira fase, candidatos fazem, neste domingo (7), a etapa final da prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe. Para a primeira etapa, dos 1.314 inscritos somente 514 compareceram aos locais de prova.
Veja PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre o Enem digital
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em Sergipe, todas as provas vão ser realizadas em Aracaju, em 19 locais, a exemplo do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Centro de Excelência Atheneu Sergipense e Colégio Estadual Tobias Barreto.
Serão aplicadas provas de ciências da natureza e matemática, também haverá uma folha de rascunho para as contas. O tempo de duração é de cinco horas. Já os portões vão ser abertos às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.
Se algum candidato apresentar sintomas ou testar positivo para a Covid-19 no dia da prova, poderá solicitar a reaplicação da prova, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Nesta versão digital, o aluno responderá às questões em um computador, onde também deverá preencher o gabarito. Esta é a primeira vez no país que o exame aconteceu neste formato, que tem prazo de cinco anos para atingir 100% dos estudantes.
Medidas de segurança devido à pandemia
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.
Cronograma do Enem 2020
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março
Enem 2020: Os mitos sobre a prova digital