Após 5 h de apagão, bairros da Grande Fortaleza estão em água

Moradores de bairros de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio e parte de Itaitinga sofrem com baixa pressão da água e desabastecimento. O apagão de energia elétrica desta quarta-feira (21) no Ceará prejudicou o abastecimento de água em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana (RMF), atendidos pelo sistema integrado, A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Durante cerca de cinco horas, as Estações de Tratamento de Água (Gavião e Oeste) que abastecem o sistema integrado da capital e região metropolitana ficaram sem funcionar devido à falta de energia, o que compromete a distribuição da água e despressurização das redes.
Segundo a Cagece, devido à ocorrência, bairros de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio e parte de Itaitinga (atendidos pelo sistema integrado) podem sofrer com baixa pressão da água e desabastecimento.
A comerciante Paloma Barbosa que mora no Bairro Bonsucesso em Fortaleza disse que a falta de água foi sentida pela família após uma segunda queda de energia por volta das 18 horas. “Energia voltou e quando aconteceu a segunda oscilação de energia a água desapareceu das torneiras. Até agora estou sem água em casa. Estou recorrendo a vizinhos que possuem caixa d’água”, disse.
Retorno de forma gradativa
O órgão explica que como o sistema funciona por pressão, a distribuição acontece de forma gradativa até que as redes estejam pressurizadas. Desta forma, a água chegará primeiramente nas regiões mais baixas, até atingir o completo equilíbrio nas áreas mais elevadas ou localizadas em pontas de rede.
Em casos de desabastecimento, a Cagece explica que a população pode entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece.
Retorno da energia
A Enel Distribuição Ceará informou que o fornecimento de energia foi normalizado em todos os municípios do Estado afetados pela falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). O abastecimento foi restabelecido gradualmente até as 20h54, à medida que o Operador Nacional do Sistema (ONS) retomava as cargas de energia elétrica.

Powered by WPeMatico