Aparelhos de GPS com mais de oito anos podem falhar no sábado (6)

GPS enfrentar falhas de funcionamento a partir de sábado (6)

GPS enfrentar falhas de funcionamento a partir de sábado (6)
Pixabay

Os aparelhos de GPS com mais de oito anos de fabricação serão os mais afetados por problemas de navegação no próximo sábado (6), a partir das 21h (horário de Brasília).

A falha conhecida como “GPS Rollover” ocorre por conta de uma limitação do software dos aparelhos, que trabalha com registros de datas e horas em até 10 dígitos. Por isso, só é possível contar o tempo até no máximo 1024 semanas, aproximadamente 20 anos, e após esse período o contador retorna para zero. Será no sábado que esse ciclo será encerrado e a contagem reiniciada.

Apesar da preocupação sobre o impacto no deslocamento pelas ruas e avenidas das cidades, o bug dos geolocalizadores pode afetar principalmente equipamentos científicos de precisão. Segundo a revista Nature, os dispositivos correm o risco de ler o número zero como um momento no passado e podem começar a gerar dados com registros de data e hora incorretos.

“O GPS Rollover é uma questão séria”, diz o sismólogo do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências da GFZ Christian Haberland a Nature. “Isso significa um grande esforço adicional e trabalho. Em alguns casos, o equipamento de campo precisa ser substituído ”.

O Departamento Segurança Nacional dos EUA orienta os usuários a ficarem atentos às possíveis anomalias de funcionamento dos aparelhos, entrar em contato com a fabricante para esclarecimentos e ter certeza que os recursos de segurança estão atualizados e ativados.