Aparelho de medição meteorológica instalado em Uberlândia pode contribuir com prevenção no período chuvoso

Parque do Sabiá recebeu o primeiro piloto do equipamento nesta sexta-feira (23). Além de medir a temperatura, umidade e ventos, o projeto analisa a quantidade de chuva em pontos críticos. Prefeitura de Uberlândia inicia instalação de aparelhos meteorológicos na cidade
A Prefeitura de Uberlândia instalou no Parque do Sabiá nesta sexta-feira (23) , um equipamento de medição meteorológica . Segundo o Executivo, a ação faz parte de um projeto piloto em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Até o final do ano outros pontos críticos da cidade também receberão os medidores. O dispositivo é responsável por detectar a temperatura, a umidade, os ventos e a quantidade de chuvas de determinada área. O objetivo é auxiliar a Defesa Civil e outros órgãos que fazem ações preventivas a atender melhor as localizações com mais índices de ocorrências na cidade por causa da chuva.
O projeto foi desenvolvido pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) – empresa privada que pertence à Prefeitura e é responsável pelas tecnologias de informação e comunicação do município – e prevê a instalação de outros 43 equipamentos nos pontos críticos da cidade.
De acordo com o diretor da empresa, Reginaldo Mendes, as informações serão transmitidas em tempo real para as unidades, mas ainda falta desenvolver o aplicativo que lê os dados.
Neste mês, Uberlândia voltou a ter registros de estragos causados pelas chuvas. Avenidas ficaram alagadas,árvores caíram e o teto de uma loja de departamentos desabou devido à grande quantidade de água.

Powered by WPeMatico