Aos 69 anos, idoso tenta realizar sonho de ser médico e faz Enem pela primeira vez


Segundo ele, ele sempre quis seguir na profissão, mas a família não o apoiou. Idoso de 69 anos faz Enem pela primeira vez para realizar sonho de ser médico
Nash Castro/G1 Vales
Antônio Alves Costa pedalou mais de 10 km para poder chegar até o local da prova do Enem, em Governador Valadares (MG). Aos 69 anos, ele faz a prova pela primeira vez para realizar o sonho de ser médico.
Apesar de já ser formado em direito e teologia, ele sempre quis fazer medicina, mas, segundo ele, a família nunca o apoiou.
“São problemas de família. Não vou dizer que a minha família é atrasada não, porque o nosso país é um país subdesenvolvido, é atrasado. Até para a gente curar do coronavírus, eles proíbem”, contou.
Agora, ele viu na medicina uma oportunidade de ajudar a todas as pessoas, sem nenhuma distinção.
“É a melhor arte que tem. O médico cuida da vida de todos os seres humanos na convivência com as diferenças. Ele sabe mais que todos”, disse.
Para se preparar para o exame neste domingo (17), ele optou pelos livros vendidos em bancas de jornais.
“Eu gosto de explorar minha sabedoria e eu estou tranquilo. Quando eu quero uma coisa, eu luto por aquilo”, afirmou.
Ele levou na mochila tudo o que precisa para as longas horas de prova: três garrafinhas de água, maçã, álcool em gel, máscara e canetas. Senhor Antônio disse estar preparado para enfrentar mais uma batalha dessa guerra que ele chama de vida.
“A vida é uma guerra, mas é uma guerra psicológica positiva. Um soldado preparado vale por dois. Na mochila, o alimento sintetizado, mas a mente preparada”, contou.
VÍDEOS: saiba tudo sobre o Enem 2020
Veja mais notícias da região em G1 Vales de Minas Gerais.