Ana Maria Braga está recuperada da cirurgia de catarata: ‘Enxergando tudo, que coisa maravilhosa’


No “Mais Você” desta segunda-feira (6), apresentadora contou que ficou surpresa com a rapidez do procedimento cirúrgico. Ela foi operada na sexta. Ana Maria Braga conta que está recuperada da cirurgia da catarata
Reprodução
A apresentadora Ana Maria Braga contou aos espectadores do “Mais Você”, nesta segunda-feira (6), que está recuperada da cirurgia de catarata, feita na última sexta (3).
“São tipo uns 15 minutos, 20 minutos, é quase um milagre! Quando saí, estava enxergando tudo!”, disse.
“A ‘máquina’ usada começa a dar problema e de vez em quando precisa dar um reparo nas peças. Agora, estou vendo de longe e de perto; é uma coisa maravilhosa”, brincou.
Fim do desfile de óculos
Na semana passada, Ana Maria já havia dito que faria a cirurgia e pararia de usar óculos.
“Não que eu não goste deles. Adorei me divertir com os diferentes tipos de lentes e armações que eu usei… Mas o fato é que eu não estava acostumada a carregar mais um acessório”, disse.
Cirurgia de catarata
A catarata ocorre quando o cristalino (lente “natural” dos olhos) deixa de ser transparente e passa a ficar opaco – normalmente, com o avanço da idade. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a prevalência da doença na população acima dos 75 anos é de 73,3%. No grupo de 65 a 74 anos, 47,1%.
Além da senilidade, outras causas são: diabetes, doenças congênitas, traumas oculares e uso de certos medicamentos (como corticosteroides).
O paciente costuma notar que a visão fica mais embaçada. No começo, é possível que o uso de óculos alivie os sintomas, mas o único tratamento definitivo é o cirúrgico, afirma o COB.
Ainda de acordo com o órgão, a técnica preferível é a “facoemulsificação”: “aspiração” da catarata por meio de imagens obtidas pela ultrassonografia.
É a opção mais segura, com menor risco de complicações e de recuperação praticamente imediata. Ela pode ser indicada mesmo nos estágios iniciais da catarata.
Vídeos