Amazon planeja lançar 3 mil satélites para oferecer internet banda larga


Projeto Kuiper terá satélites de órbita terrestre baixa, que fornecerão banda larga de baixa latência e alta velocidade, segundo a varejista. Amazon
Mike Segar/Reuters/Arquivo
A Amazon planeja lançar uma rede de mais de 3 mil satélites para fornecer acesso à internet, indicam vários registros feitos junto à União Internacional de Telecomunicações no mês passado.
O plano de longo prazo, batizado de Projeto Kuiper, atenderá pessoas em todo o mundo que não têm acesso básico à internet de banda larga, disse gigante varejista em um comunicado nesta quinta-feira (4).
O projeto lançará uma rede de satélites de órbita terrestre baixa, que fornecerão conectividade de banda larga de baixa latência e alta velocidade, acrescentou a empresa.
Os planos da Amazon vêm no momento em que o presidente-executivo, Jeff Bezos, está correndo para fazer sua empresa espacial, a Blue Origin, deixar o modo de startup. A companhia tem como rival a SpaceX, do bilionário fundador da montadora de carros elétricos Tesla, Elon Musk.
Em fevereiro, a SpaceX atraiu atenção do mundo com um teste de lançamento bem sucedido de seu mais novo foguete, o Falcon Heavy, o foguete operacional mais poderoso do mundo.