Alice Caymmi e Luana Carvalho apostam na mesma melodia de Latino com registros simultâneos do funk ‘Me leva’


Luana Carvalho regrava ‘Me leva’ no álbum ‘Segue o baile’, agendado para 19 de dezembro
Jorge Bispo / Divulgação
♪ Ao se lançar no mercado fonográfico em 1994, Latino – nome artístico do cantor e compositor carioca Roberto de Souza Rocha – emplacou de cara um grande sucesso.
Composição de autoria do próprio Latino, Me leva alavancou o primeiro álbum do artista, Marcas de amor, e contribuiu para elevar a onda de funk melody que se ergueu nos bailes na década de 1990, abrindo caminho para a aparição e o estouro da dupla fluminense Claudinho & Buchecha.
Com melodia aliciante, o suave funk romântico de Latino ganhou registro de voz & violão de Luana Carvalho, apresentado pela cantora carioca em 26 de junho em vídeo publicado no Instagram.
Por uma coincidência, dessas que vez e outra surpreendem o universo pop, Alice Caymmi também aposta na melodia simples e fluente de Latino e lança na sexta-feira, 11 de dezembro, single com regravação de Me leva.
Uma semana depois, em 19 de dezembro, Luana Carvalho lança o álbum Segue o baile com repertório que inclui abordagens de funks cariocas. Entre eles, há Me leva, a música que Luana cantou suavemente em registro caseiro postado em junho.
Capa do single ‘Me leva’, de Alice Caymmi
Igor Reis
No single de Alice Caymmi, Me leva ressurge com batida eletrônica – com produção musical formatada por Vivian Kuczynski, artista curitibana de 17 anos com qeum Alice fez outras gravações ainda inéditas e previstas para serem lançadas em 2021 – sem que a cantora deixe de enfatizar o caráter melódico do funk pop de Latino.
Alice Caymmi – cabe lembrar – já tinha abordado outro antológico funk melody, Princesa, composto por MC Marcinho e apresentado pelo autor em gravação feita para o álbum Porque te amo (1997), lançado por Marcinho com a funkeira MC Cacau. Princesa foi uma das boas surpresas do segundo álbum de Alice Caymmi, Rainha dos raios (2014).