Alec Baldwin: O que é e como funciona arma cenográfica com ‘bala de festim’


Disparo com arma cenográfica carregada com balas de festim matou diretora Halyna Hutchins durante filmagem de ‘Rust’ nesta quinta-feira (21). Alec Baldwin nos bastidores da gravação de ‘Rust’
Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta
O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme “Rust” nesta quinta-feira (21) no estado americano do Novo México.
“Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”, segundo comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
Inicialmente, a produção do filme disse que o disparo havia sido com balas de festim. Essas réplicas de armas de fogo são usadas na indústria cinematográfica para imitar munição real.
A principal diferença é que esses cartuchos não têm projétil, a parte da munição que é arremessada durante o tiro e atinge o alvo.
As balas são feitas de um cartucho, que consiste em uma cápsula contendo um pó propelente. Quando uma arma dispara, ela inflama o propelente, disparando a bala.
No caso do festim, a ponta do cartucho, onde ficaria o projétil, está vazia. Ou ele pode ser substituído por outros materiais, como algodão ou papel, sem poder letal.
Alec Baldwin disparou arma que matou mulher durante gravações de filme, diz polícia