Agricultor colhe mandioca gigante de quase de 2 metros e mais de 20 quilos no Amapá


Descoberta surpreendeu família de produtores rurais. Apesar da novidade, a mandioca foi cortada e transformada em farinha. Agricultor com dois exemplares das mandiocas gigantes
Joelson Chagas/Arquivo Pessoal
O que era para ser mais um dia normal no campo tornou-se uma descoberta surpreendente para o agricultor Joelson Chagas dos Santos, de 46 anos, morador da Zona Rural de Macapá. A plantação que cuida com a família há décadas nunca tinha dado resultado em uma mandioca tão grande: 2 metros de comprimento e 20 quilos.
A colheita ocorrida nesta semana surpreendeu a todos pelo tamanho e também pela raiz grossa. Os registros ficaram apenas nas fotos, que mostram a imensidão da mandioca, maior que até que o próprio agricultor e que precisou ser transportada de bicicleta.
A maior das mandiocas gigantes precisou ser levada de bicicleta
Joelson Chagas/Arquivo Pessoal
Lembranças nas fotos, porque a mandioca não vai ficar de recordação, foi cortada, ralada e virou farinha, um dos principais itens da produção da família, que vive na comunidade de Curralinho.
“Virou farinha, torrei farinha com ela”, brincou o agricultor.
Joelson, assim como a família, esperam que o solo fértil da região possa trazer outras surpresas positivas.
“Plantamos há bastante tempo. Para ficar desse tamanho, plantamos ela cerca de 1 ano e meio, mas nunca tão grande”, contou.
Plantação da família de onde vieram as mandiocas gigantes em Macapá
Joelson Chagas/Arquivo Pessoal
Cultura da mandioca
Características como o solo e quantidade de nutrientes podem influenciar no tamanho da raiz colhida. A mandioca, aliás, é o item da agricultura mais produzido no Amapá em quantidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2020, Foram cerca de 112 mil toneladas de raiz de mandioca, alta de 3,81% em relação ao registrado no ano anterior (108 mil toneladas). 
O produto é usado principalmente para fazer a farinha regional, envolvendo comunidades inteiras no beneficiamento da raiz.
O cultivo é considerado de um ciclo longo. Após o talo ser plantado na terra, em média entre 7 meses e até 2 anos, a mandioca pode ser colhida. O que indica o melhor momento é o diâmetro da raiz.
Condições de solo e nutrientes podem favorecer crescimento de mandiocas
Joelson Chagas/Arquivo Pessoal
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
Assista abaixo o que foi destaque no AP: