Agência Espacial Europeia lança missão para estudar exoplanetas

Missão espacial foi lançada para estudar planetas fora do Sistema Solar

Missão espacial foi lançada para estudar planetas fora do Sistema Solar
Reprodução Twitter/ @ESA_CHEOPS

A missão europeia Cheops, que estudará os exoplanetas, decolou para o espaço nesta quarta-feira (18) em um lançador Soyuz-Fregat, projetado do Porto Espacial de Kuru, na Guinana Francesa.

Leia também: Planeta e estrela recebem o nome de ‘Guarani’ e ‘Tupi’

O foguete Soyuz iniciou viagem às 5h54 (local e de Brasília), em uma segunda tentativa, depois de cancelarem a operação por uma falha nos componentes na terça-feira (17).

Cheops é uma missão da Agência Espacial Europeia e tem como objetivo estudar o raio e a densidade de centenas de exoplanetas, que estão fora no nosso sistema solar.

A equipe é liderada por dois astrônomos suíços, entre eles o vencedor da última edição do Prêmio Nobel de Física, Didier Queloz, que junto com Michel Mayor recebeu a honraria por encontrar o primeiro planeta orbitando uma estrela similiar ao Sol, fora do sistema solar em que está incluída a Terra.

Veja mais: Rússia testará voos “supercurtos” à Estação Espacial Internacional

Desde que os dois pesquisadores identificaram o primeiro exoplaneta, a comunidade científica já catalogou mais de 4.100 novos astros do tipo. Cheops, então, irá analisar aqueles que já são conhecidos, se centrando em estrelas que abrigam planetas do tamanho entre o da Terra e o de Netuno.

Na Soyuz ainda partem duas outras missões, já que o foguete ainda colocará em órbita o primeiro satélite da constelação Cosmo-SkyMed, da agência especial da Itália, além de outros três pequenos satélites CubeSats.

Leia também:

Nasa abre as portas da Orion e revela ‘quarto’ dos astronautas