7 dicas para sobreviver em Days Gone

Days Gone finalmente está entre nós. Após ser adiado algumas vezes, o novo exclusivo da Sony foi lançado na última sexta-feira (26) para PlayStation 4 e trouxe toda a atmosfera de um mundo pós-apocalíptico à disposição do jogador.

No jogo, acompanhamos o motoqueiro Deacon St. John, um protagonista que perdeu tudo e, aparentemente, não tem mais nada a perder. Diante nossa jornada, nos deparamos com Frenéticos (sozinhos ou em hordas), Lagartixas, Quebradores, Rippers e Saqueadores locais. São muitos obstáculos para sobrevivermos, mas, ainda assim, é possível viver dias mais ensolarados no fim do mundo.

Leia mais: Days Gone vai receber DLC gratuito em junho

Pensando nisso, separamos sete dicas essenciais para que você sobreviva no mundo devastado e cheio de inimigos que quer você morto e enterrado em Days Gone:

Aprimore sua moto

O melhor amigo do jogador em Days Gone anda sob duas rodas. A moto é, talvez, o segundo grande protagonista depois de Deacon. Nela, passamos grande parte da história e, portanto, sempre que possível, é aconselhável aprimorá-la. Essas melhorias podem ser realizadas nos acampamentos que ajudamos.

Aumentar a velocidade é essencial, bem como deixar o escapamento mais silencioso, a fim de atrair menos inimigos. Podemos até mesmo colocar nitro no veículo, para deixá-lo mais veloz. Por último, o fator mais crucial é aumentar a capacidade de armazenar gasolina para percorrermos distâncias maiores — tanque cheio, coração contente.

Viu uma horda? Dê meia-volta!

Um dos grandes atrativos de Days Gone é a horda. Por mais recompensador que seja eliminá-las, elas provavelmente tomarão um tempo do jogador. Algumas delas fazem parte das missões e, inevitavelmente, teremos de enfrentá-las. Porém, sempre que possível, é bom evitá-las.

Enfrentar 300 ou até mesmo 500 Frenéticos, correndo em sua direção ao mesmo tempo, é uma morte quase certa. Caso decida encará-las, aqui vão umas dicas:

Como a munição é escassa, cada bala vale ouro. Será impossível eliminar todos os inimigos apenas com as armas de fogo. Guarde elas para quando o número de Frenéticos for menor, e a chance de acertá-los na cabeça e livrar-se deles rápido for maior;
Crie coquetéis molotov ou outros explosivos à sua disposição. Estes, são essenciais para eliminar grandes quantidades de uma vez;
Coloque armadilhas pelo cenário e atraia eles até as emboscadas. Dessa maneira, um bom número de infectados também serão executados;
Não adianta tentar passar com a moto no meio da horda. Você rapidamente será derrubado e devorado;
Corra como se não houvesse amanhã. Manter distância é fundamental.

Ganhe a confiança das comunidades

Ao decorrer da campanha, nos depararemos por outros acampamentos de sobreviventes. Neles, podemos levar orelhas de Frenéticos (sempre que matamos um, coletamos uma), carnes e peles de animais que caçamos, além de cumprir missões que os líderes dessas comunidades nos passam. E o que ganhamos com isso, afinal?

Todas as tarefas citadas acima melhoram nosso relacionamento com os acampamentos, criando uma maior confiança nessa relação. Ao entregarmos os materiais, somos pagos com créditos. Com eles, podemos comprar melhorias para a moto, consertá-la e abastecê-lá caso necessário, e aumentar o arsenal de armas. Quanto maior a confiança, melhores produtos serão disponibilizados para compra.

Procure postos NERO, mas cuidado com alarmes

Espalhados pelo mapa, temos alguns postos NERO, empresa que investiga o que aconteceu com o mundo e porque a população foi infectada. Neles, encontraremos seringas que, quando injetadas em nós, nos darão melhorias em Energia, Saúde ou Foco. Acredite, isso nos dá mais chances de sobreviver.

IGN

IGN
IGN

Esses postos costumam estar cheios de “Frenéticos Guardiões”, além de alarmes que serão acionados quando ligarmos o gerador. Antes de ligá-lo, porém, podemos ir até alto-falantes e dos demais alarmes e desativá-los, evitando a fadiga. No geral, costumam ser quatro pontos que precisamos apertar o botão off. Aliás, vale ressaltar: alguns carros também possuem alarme. Barulho atrai Frenéticos. Enfrentar Frenéticos nos tira tempo e munição. Faça as contas.

Não hesite em pegar sucata

Pela estrada, nos depararemos com incontáveis carros, caminhões e até outras motos abandonadas. Geralmente, esses veículos contarão com sucata, e nunca é demais coletá-las. Essas engrenagens serão extremamente úteis em dois cenários para Deacon.

IGN

IGN
IGN

Digamos que a moto possui uma “vida”. À medida em que batemos com ela em objetos, ela vai se degradando aos poucos. Caso chegue ao desesperador 0%, não poderemos sequer acelerar com ela. Para isso, basta que a consertemos com a sucata que coletamos. O material também serve para dar uma sobrevida às nossas armas brancas — essa, porém, é uma habilidade que deve ser desbloqueada ao longo da jornada.

Valorize a gasolina

Não precisamos pagar pela gasolina em Days Gone, é verdade, mas isso não quer dizer que ela seja infinita — combustível acaba, e não precisa de muito para que isso aconteça. Distâncias de até 2km costumam beber todo o tanque da moto — por isso, a dica de aprimorar a moto é fundamental.

IGN

IGN
IGN

Pelas ruas, porém, encontraremos alguns galões de gasolina. Basta pegá-los e encher nossa motoca até o tão cobiçado 100%. É bom ficar sempre de olho em quanto ainda nos resta, para planejar muito bem quando fazer uma parada em busca da escassa gasosa. Você não vai querer ficar de tanque vazio e ser uma presa fácil no meio do nada…

Queime ninhos de frenéticos sem dó

Uma das missões secundárias de Days Gone é justamente queimar ninhos de Frenéticos. Os ninhos nada mais são do que o lar desses seres infectados, e por lá eles passam as noites. Existem áreas contaminadas, com cinco ninhos ou mais naquela região. O desafio, já que elas estão “escondidas”, é encontrá-las e acabar com o lar deles.

IGN

IGN
IGN

Quanto mais ninhos queimamos, menos Frenéticos teremos pelas ruas enquanto passeamos com nossa moto. Parece difícil, mas dá para se ter dias mais ensolarados no cinzento pós-apocalipse.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!