2º dia de Enem digital teve questão sobre vacina; mesa livre para cálculos pode ter ajudado candidatos, avalia professor


É a primeira vez que o Enem aplica uma prova feita em computadores; primeiro dia teve abstenção de 68%. O segundo dia de aplicação do Enem digital, feito neste domingo (7), cobrou questões teóricas em ciências da natureza e exigiu cálculos dos candidatos na prova de matemática. A prova começou às 13h30 e terminou às 18h30. Foram 5 horas para responder a 90 questões.
O Enem digital trouxe uma pergunta sobre vacina, ao contrário do Enem impresso (aplicado em 17 e 24 de janeiro), onde o tema esteve ausente.
Embora não tenha citado diretamente a pandemia, o candidato que se manteve atento ao noticiário pode ter tido maior facilidade em respondê-la. Confira a questão abaixo:
Enem digital 2020 – 2º dia: Questão 120 do caderno rosa trouxe pergunta sobre vacina.
Reprodução/Inep
Uma outra questão, sobre capacitores – tema comum em outros vestibulares, mas não tão frequente em provas do Enem –, pode ter trazido problemas para alguns candidatos na resolução.
Para Fernando da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, os candidatos podem ter tido maior facilidade na prova de matemática no meio digital, justamente porque tinham a mesa livre para fazer os cálculos no rascunho, enquanto na versão impressa o candidato precisa dividir o espaço com o caderno de questões e o gabarito.
“Geralmente, o segundo dia de Enem, com provas de ciências da natureza e matemática, é sempre um desafio logístico para estudantes manipularem o caderno de provas, a folha de rascunho e o cartão resposta. Na aplicação digital, isso foi superado, pois na mesa somente mouse e rascunho eram preocupações. Se [o candidato] marcasse a alternativa errada, com um simples clique, ele poderia alterar, o que não ocorre na versão impressa. Se marcar errada, perde questão”, avalia.
VÍDEOS: saiba tudo sobre o Enem
teve questão sobre vacina, capacitores e ecologia, de acordo com a análise de professores ouvidos pelo G1.